Mais de 10 mil Carteiras de Identidade Nacional estão disponíveis para entrega à população durante força-tarefa do Governo do Amapá
Mobilização envolve diversos órgãos estaduais para agilizar a retirada do novo documento, que já conta com mais de 24 mil unidades entregues no estado.

O Governo do Estado iniciou nesta quinta-feira, 18, uma grande força-tarefa para garantir a entrega de mais de 10 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN) à população. A retirada do novo documento pode ser feita em 13 unidades do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil) e nos postos avançados da Polícia Científica do Amapá (PCA).
Até o momento, mais de 24 mil documentos já foram entregues e outros 10 mil estão prontos para retirada. Os cidadãos podem consultar a disponibilidade acessando o link: https://sicweb.portal.ap.gov.br/acompanhamentoprocesso, utilizando o QR Code presente no protocolo de atendimento ou na lista nominal divulgada pelo Governo do Estado. Para dúvidas e orientações, a população pode entrar em contato pelos números 96 98432-5132 e 96 98433-1036.
Segundo o coordenador da força-tarefa e secretário adjunto da Segov, Édson Ramalho, a ação segue determinação do governador Clécio Luís e integra diversos órgãos em um esforço conjunto para acelerar o atendimento.

“A Carteira de Identidade Nacional é um documento federal que traz mais segurança, validade jurídica e praticidade ao cidadão, pois unifica o número do CPF como identificador único. Além da demanda geral, há situações emergenciais, como a de pescadores e pescadoras, que precisam ter a nova carteira até dezembro de 2025, e o governo está atuando para atender essas exigências específicas”, destacou Ramalho.

A diretora-geral do Siac-Super Fácil, Renata Apostolo, reforçou que a força-tarefa tem como objetivo garantir mais agilidade e ampliar o acesso da população.
“Atualmente, mais de 10 mil unidades estão prontas para entrega, e outras já estão sendo encaminhadas aos postos. Isso mostra o grande volume de atendimento e a alta demanda da população, que será atendida de forma mais eficiente com a integração entre os órgãos”, explicou Renata.
O diretor-geral da Polícia Científica, Marcos Góes, explicou o fluxo de emissão e destacou as inovações do documento.

“O processo é feito em rede integrada: os postos coletam os dados e encaminham digitalmente à Polícia Científica, que realiza a análise e envia ao Governo Federal. Só após essa liberação a carteira é impressa e entregue ao cidadão. A nova CIN possui elementos de segurança avançados, como QR Code e código MRC, além de substituir o número de RG pelo CPF como identificador único. Isso impede a emissão de múltiplos documentos em diferentes estados e torna a carteira brasileira uma das mais seguras do mundo”, ressaltou o diretor.
A mobilização é coordenada pela Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e envolve o Sistema Super Fácil, a Polícia Científica e o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).
O esforço conta também com o reforço de servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seed), da Secretaria de Juventude (Sejuv), da Unidade Descentralizada de Educação (UDE) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-AP).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!