Mãe se emociona com primeira consulta odontológica da filha em ação do Mais Sorriso na comunidade do Pirativa, em Santana
Maria de Nazaré Pereira levou a pequena Kemelly e não sabia que o programa atendia bebês.

O atendimento da pequena Kemilly Vitória, de apenas 1 ano de idade, foi motivo de emoção para a mãe, Maria de Nazaré Pereira, moradora do Santo Antônio do Matapi. Durante a ação do Mais Sorriso, do Governo do Amapá, realizada na comunidade quilombola de São Raimundo do Pirativa, em Santana, a bebê passou pela primeira consulta com o dentista.
“Foi maravilhoso. Eu nem imaginava que eles também atendiam os bebês. Como ela já tem alguns dentinhos, achei importante levar. O dentista avaliou, explicou os cuidados desde cedo, falou sobre a escovação e a importância do acompanhamento. Além disso, meus filhos ganharam kits de higiene bucal. Foi um momento especial pra gente", contou Maria, emocionada.

Mas Maria de Nazaré não foi sozinha. Acompanhada do marido, filhos, sogro, sobrinhos e neto, reuniu 14 pessoas da família para garantir atendimentos médicos e odontológicos durante a programação. Enquanto alguns passavam pelo consultório do dentista, outros buscaram por médicos clínicos e pediatras.

"Estamos nos revezando para que todos sejam atendidos. É um alívio, porque lá onde moramos é muito difícil conseguir uma consulta. Então foi dia de reunir a família, e vir para o Pirativa”, disse.
O atendimento odontológico foi o ponto alto do dia para a família. Para Maria, além de cuidar do sorriso dos filhos, a ação trouxe economia e acessibilidade.
"Pra ir a Macapá é mais de 200 reais de transporte, e pra Santana é ainda mais caro. Aqui, conseguimos vir de rabeta em menos de uma hora. Essa ação foi uma bênção, porque trouxe saúde para perto da gente", destacou a moradora.
Para Maria, mais do que consultas, a ação significou cuidado e esperança. “Saio daqui feliz porque minha bebê já deu os primeiros passos no cuidado com a saúde bucal. É um aprendizado para toda a família e uma conquista que vou guardar para sempre”, disse, sorrindo.

Transformando vidas
O programa Mais Sorriso, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, atende comunidades ribeirinhas e quilombolas com procedimentos de limpeza, restauração, tratamento de canal, colocação de próteses entrega de kits de higiene e orientações de saúde bucal. No Pirativa, a expectativa é alcançar cerca de 500 pessoas entre os dias 19 e 25 de setembro.
A ação conta com o apoio da Prefeitura de Santana, da Capitania dos Portos e de parlamentares como o senador Randolfe Rodrigues e o deputado estadual Rodolfo Vale, que garantiu a distribuição de kits de higiene bucal para a comunidade e áreas vizinhas.
VEJA TAMBÉM
- Governo do Amapá garante mais de 400 procedimentos do Mais Sorriso no primeiro dia de ação no Pirativa
- Moradora do Alto Pirativa atravessa rio para participar da 3ª grande ação de saúde e cidadania do Mais Sorriso
- Mais Sorriso chega ao Pirativa com força-tarefa de saúde e cidadania para comunidades quilombolas e ribeirinhas de Santana
- Mais Sorriso: Governo do Amapá inova com treinamento de odontólogos para tratamento de canal em sessão única
Confira como está sendo os atendimentos do Mais Sorriso em São Raimundo do Pirativa:
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!