Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA

1ª Jornada de Iniciação Científica da Ueap promove integração de áreas de conhecimentos e empreendedorismo

Pesquisas feitas estimulam criação de novos produtos e fornecem dados para a implementação de políticas públicas.

Por Diego Diniz
22/09/2025 13h00
Materiais como o Bioglitter são feitos a partir da escama de peixes e não agridem a pele como microplásticos

Jovens pesquisadores de diversas áreas do conhecimento apresentaram trabalhos científicos e, o mais importante, construíram pontes entre diferentes saberes durante a 1ª Jornada de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), marcou o cenário acadêmico da região com a apresentação de pesquisas inovadoras e a valorização do talento estudantil.

A jornada reforçou a importância da iniciação científica na formação profissional e pessoal, indo além da produção de conhecimento para gerar oportunidades de negócios e parcerias estratégicas. A iniciativa mostrou que a pesquisa, quando conectada ao mundo real, pode criar soluções sustentáveis e economicamente viáveis.

Ciência e Empreendedorismo
Entre os destaques, o trabalho da estudante de Engenharia de Pesca Zenaria Cardoso chamou a atenção do público. A pesquisa foca no reaproveitamento de escamas de peixes, um resíduo do comércio pesqueiro local, para a criação de produtos ecologicamente sustentáveis:

"Minha pesquisa visa aproveitar um resíduo que hoje é descartado e transformá-lo em algo útil. Desenvolvemos processos para criar o bioglitter, uma alternativa biodegradável que não agride a pele como os microplásticos dos glitters tradicionais, e também um tipo de papel e papelão reciclados", explicou a estudante.

A ideia central do projeto é dar um novo ciclo de vida ao material descartado, criando alternativas para os feirantes e transformando resíduos do pescado em novas fontes de renda.

Zenaria também comentou sobre o potencial de negócios e o valor do networking proporcionado pelo evento:

"Aqui, pude conversar com estudantes do curso de Design. Após patentear o produto, pretendo me conectar com eles para criar a identidade visual e as embalagens da nossa marca."

Para ela, essa troca entre diferentes áreas do conhecimento é fundamental para transformar a pesquisa acadêmica em um negócio de sucesso.

Retorno Social
Para o estudante de Pedagogia Sinei Tenório, eventos como a Jornada são fundamentais para apresentar, a acadêmicos e servidores da educação, pesquisas que podem atualizar a base de dados educacional do Amapá:

Estudante Sinei Tenório

“Minha pesquisa fala sobre o panorama da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Amapá, comparando os dados locais com os do restante do país. A gente aproveita essa oportunidade para dar visibilidade a essas informações, especialmente porque os documentos que orientam as políticas públicas exigem dados atualizados para a formulação de novas ações", ressaltou.
 

Um marco para a Ueap
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ueap, Monize Silva, destacou a relevância da jornada para a universidade:

"Esta jornada é um marco para a Ueap. Não se trata apenas de apresentar resultados, mas de conectar pessoas e ideias."

Ela também enfatizou o papel da interdisciplinaridade na inovação:

"Um projeto de Engenharia pode se beneficiar do conhecimento das Ciências Sociais, e uma pesquisa em Letras pode inspirar uma inovação tecnológica. É essa troca que gera oportunidades de negócios e patentes, contribuindo para o desenvolvimento do estado", completou.
 
Seleção para o Conaic
A Jornada de Iniciação Científica também funcionou como etapa de seleção para os trabalhos que serão apresentados pela Ueap no Congresso Amapaense de Iniciação Científica (Conaic). O evento ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e os melhores projetos, avaliados por uma banca externa, serão premiados com valores em dinheiro, divididos por área do conhecimento.

Realizada no sábado, dia 20, a 1ª Jornada de Iniciação Científica da Ueap encerrou a programação reforçando o compromisso da universidade com a pesquisa, a inovação e, acima de tudo, com a formação de profissionais capazes de transformar desafios em oportunidades, unindo conhecimento e empreendedorismo.

Equipe de avaliadores classifica as pesquisas que irão representar a Ueap no Conaic

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação