Farmácia abastecida garante tratamento imediato em ação Mais Sorriso na comunidade de São Raimundo do Pirativa, em Santana
Entre os medicamentos estão antibióticos, anti-hipertensivos, remédios para diabéticos, tosse e também analgésicos.

Entre consultas médicas e atendimentos odontológicos, um dos serviços que também têm feito a diferença na vida dos moradores da comunidade quilombola de São Raimundo do Pirativa, em Santana, é a dispensação de medicamentos logo após as consultas. A farmácia montada dentro da ação Mais Sorriso garante que os pacientes saiam já com o tratamento em mãos, sem precisar enfrentar gastos ou deslocamentos longos até a cidade.
A farmacêutica Bárbara Melo explica que a equipe foi preparada para suprir todas as necessidades, especialmente para os tratamentos oferecidos na ação. Entre os medicamentos estão antibióticos, anti-hipertensivos, remédios para diabéticos, tosse e também analgésicos.

“Viemos nessa missão para trazer os medicamentos e atender a população da melhor forma possível. Como aqui há atendimentos odontológicos, já viemos preparados para atender às prescrições de antibióticos e medicamentos para dor. Se algum medicamento acaba, fazemos a reposição imediata para não deixar a população desassistida”, destacou.

Para os moradores, a segurança de receber o medicamento logo após a consulta é motivo de alívio. Foi o que sentiu Antônio Rodrigues, de 73 anos, morador do Santo Antônio do Matapi. Ele ficou surpreso de poder receber a assistência em saúde completa.

“Fui bem atendido e já estou saindo com a medicação que preciso usar. O médico me receitou remédio para dor e inflamação, e aqui me ensinaram direitinho como tomar, nos horários certos. Isso é muito bom, porque conseguir um médico é difícil, e ir até Macapá custa caro. Quando tem uma ação assim, a gente aproveita”, contou.
Seu Antônio procurou atendimento após uma queda que afetou o peito, região onde tem um marca-passo. Além do tratamento, aproveitou para mostrar outro ferimento no dedo, recebendo orientação completa para o cuidado.

Com apoio das equipes de saúde do município de Santana, a assistência farmacêutica na ação garante não apenas a entrega dos medicamentos, mas também orientação sobre o uso correto, reforçando a importância da adesão ao tratamento.
Para a população ribeirinha, onde o acesso à saúde é limitado, essa etapa do atendimento significa dignidade e acolhimento. Ao lado das consultas médicas e odontológicas, a farmácia fecha o ciclo de cuidado iniciado na triagem, garantindo que cada paciente saia com o tratamento adequado e a esperança renovada.

Força-tarefa que transforma
A ação do programa Mais Sorriso na comunidade teve início nesta sexta-feira, 19 e segue até a quinta, 25 de setembro. O objetivo é atender cerca de 500 moradores ate o final da ação, com serviços de saúde, cidadania e lazer.
A iniciativa, coordenada pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, oferece atendimentos odontológicos, consultas com médicos especializados, exames, vacinação, assistência farmacêutica e uma série de serviços de cidadania e esporte, com o apoio de diferentes órgãos estaduais e parceiros
A ação conta com o apoio da Prefeitura de Santana, da Capitania dos Portos e de parlamentares como o senador Randolfe Rodrigues e o deputado estadual Rodolfo Vale, que garantiu a distribuição de kits de higiene bucal para a comunidade e áreas vizinhas.

VEJA TAMBÉM
- Governo do Amapá garante mais de 400 procedimentos do Mais Sorriso no primeiro dia de ação no Pirativa
- Moradora do Alto Pirativa atravessa rio para participar da 3ª grande ação de saúde e cidadania do Mais Sorriso
- Mais Sorriso chega ao Pirativa com força-tarefa de saúde e cidadania para comunidades quilombolas e ribeirinhas de Santana
- Mais Sorriso: Governo do Amapá inova com treinamento de odontólogos para tratamento de canal em sessão única
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!