Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRÉ-COP 30

COP Quilombola da Amazônia acontece no Amapá e reforça luta pela titulação dos territórios

Governo do Estado realiza encontro que prepara comunidades para a COP30 e fortalece a participação quilombola nos debates climáticos até sexta-feira, 26.

Por Lucas Mota
23/09/2025 12h00
Estão presentes no evento representantes quilombolas de 20 estados e 3 países

O Amapá vive, nesta terça-feira, 23, o segundo dia da COP Quilombola da Amazônia, encontro que reúne lideranças tradicionais, gestores e representantes de entidades nacionais e internacionais para discutir a participação dos povos quilombolas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro, em Belém (PA).

No segundo dia de evento foi realizado a leitura e aprovação da redação coletiva da Carta do Amapá

Mais do que debates técnicos, o evento tem sido marcado pelo protagonismo de vozes quilombolas. Entre elas, a de Raimunda Corrêa de Sousa, da comunidade de São Pedro dos Bois, a cerca de 70 km de Macapá. Para ela, a oportunidade de participar da conferência no Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA) é de grande importância.

“Esse encontro é maravilhoso, traz união e paz. Estou aprendendo muito sobre a pauta da COP 30 e quero levar esse conhecimento para minha comunidade. Nós somos a Amazônia e é importante que todas as gerações, dos jovens aos mais velhos, entendam o que significa esse momento. Só tenho gratidão ao governo e às entidades que organizaram esse evento, pois somos nós, quilombolas, que preservamos a amazônia", disse dona Raimunda.

Raimunda Corrêa de Sousa, conhecida como ’Cotinha’, da comunidade de São Pedro dos Bois

Com o tema “Não há justiça climática sem quilombo titulado”, a conferência traz para o centro do debate a luta quilombola pelo reconhecimento, valorização e titulação de seus territórios. Justiça climática, combate ao racismo, sustentabilidade e direitos humanos são os principais eixos que orientam os painéis, plenárias e mesas temáticas programadas até a sexta-feira, 26.

A iniciativa faz parte da agenda nacional de constituição da COP 30, com etapas em diferentes estados da Amazônia Legal. Segundo a diretora-presidente da Fundação Estadual de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Feppir - Fundação Marabaixo), Josilana Santos, o apoio integral do Governo do Amapá demonstra compromisso direto com as comunidades quilombolas.

Diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos

“Somos o estado mais preservado da Amazônia, temos uma população negra de destaque na região e estamos fortalecendo a representatividade quilombola. O governador Clécio Luís compreende que não existe justiça climática sem o direito ao território titulado. O Amapá está investindo nos eventos preparatórios e se consolidando como referência para a COP-30”, destacou.

O coordenador executivo da juventude quilombola nacional, Andrey Santos, ressaltou a importância da construção coletiva.

“Essa pré-COP só é possível porque o Governo do Amapá e a Fundação Marabaixo garantiram apoio e estrutura. Reunimos quilombolas de todo o Brasil e até representações internacionais, da Colômbia e do Peru. É um espaço de luta e resistência que mostra a força do nosso povo”, disse.

Andrey Santos, coordenador executivo da juventude quilombola nacional

Segundo dia da COP Quilombola da Amazônia

Estão confirmadas lideranças de 20 estados brasileiros, além de representantes da Colômbia e do Peru, entidades como a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Instituto Socioambiental (ISA), Malungu e CITAFRO, entre outras. Durante a programação, será elaborada a Carta do Amapá, documento coletivo que trará as expectativas e demandas das comunidades quilombolas para a COP-30.

Com atividades culturais, rodas de conversa, plenárias e debates, a COP Quilombola da Amazônia reafirma o papel do Amapá como protagonista na luta por igualdade racial e justiça climática, preparando o estado e as comunidades quilombolas da região para ocuparem seu espaço no maior encontro climático do mundo.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

TAGS: COP30