Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUPER FÁCIL

Mais de 1 mil pescadores já foram atendidos em força-tarefa do Governo do Amapá para emissão da Carteira de Identidade Nacional

Sistema Super Fácil faz atendimento específico para pescadores que necessitam da CIN para acessar seguro defeso.

Por Luiz Henrique
03/10/2025 11h45
A ação tem como objetivo assegurar cidadania e garantir o acesso ao seguro defeso, benefício fundamental para a categoria

O Governo do Amapá já atendeu mais de 1 mil pescadores na força-tarefa para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação tem como objetivo assegurar cidadania e garantir o acesso ao seguro defeso, benefício fundamental para a categoria. Essa é mais uma etapa da força-tarefa para acelerar a emissão da nova identidade.

Além do atendimento específico aos pescadores, o Governo também realiza mutirões de entrega de carteiras já prontas para retirada e análise de processos com prazo de entrega em atraso, garantindo agilidade e transparência no serviço prestado à população. Ao todo, mais de 30 mil Carteiras de Identidade Nacional já foram entregues aos amapaenses e outras 10 mil estão prontas para a retirada.

Para a pescadora Diraci Rodrigues, 40 anos, moradora do distrito do Bailique, em Macapá, o reforço do atendimento foi essencial. “Fiz uma viagem de 12 horas até a capital e, quando cheguei ao Super Fácil da Zona Sul, fui atendida de imediato. Gostei muito do atendimento e já iniciei o processo da minha nova identidade”, destacou.

Pescadora Diraci Rodrigues, 40 anos e o filho

A exigência do Governo Federal determina que, para receber o seguro defeso, todos os pescadores precisam estar com a CIN emitida. Por isso, o Governo do Amapá intensificou os atendimentos, assegurando que quem vive dos rios não seja prejudicado no acesso a esse direito. 

A iniciativa atende a uma demanda apresentada pelas colônias de pescadores à Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), que solicitou reforço de atendimentos no turno da tarde, de segunda a sexta-feira, nas unidades do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac Super Fácil) de Macapá e Santana, além de mutirões descentralizados em outros municípios. 

A iniciativa atende a uma demanda apresentada pelas colônias de pescadores à Sepaq

A força-tarefa é coordenada pela Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e executada pelo Siac Super Fácil, em parceria com a Sepaq e a Polícia Científica do Amapá (PCA). Municípios como Calçoene, Tartarugalzinho e Laranjal do Jari também já receberam atendimentos itinerantes, iniciando os processos de emissão da CIN para os pescadores. 

Secretário adjunto da Segov, Edson Ramalho.

“Essa força-tarefa é um compromisso para garantir que nenhum pescador fique sem acesso ao seguro defeso por falta da nova identidade. Estamos ampliando horários e deslocando equipes para atender essa categoria que é fundamental para a economia e a cultura do Amapá”, afirmou o secretário adjunto da Segov, Edson Ramalho. 

Com mais de mil processos iniciados, a força-tarefa segue em andamento na capital e nas demais cidades. Os atendimentos acontecem após o expediente regular, garantindo que pescadores de áreas mais distantes possam emitir a nova identidade e, assim, assegurar o acesso ao seguro defeso. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!