Mais de 1 mil pescadores já foram atendidos em força-tarefa do Governo do Amapá para emissão da Carteira de Identidade Nacional
Sistema Super Fácil faz atendimento específico para pescadores que necessitam da CIN para acessar seguro defeso.

O Governo do Amapá já atendeu mais de 1 mil pescadores na força-tarefa para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação tem como objetivo assegurar cidadania e garantir o acesso ao seguro defeso, benefício fundamental para a categoria. Essa é mais uma etapa da força-tarefa para acelerar a emissão da nova identidade.
Além do atendimento específico aos pescadores, o Governo também realiza mutirões de entrega de carteiras já prontas para retirada e análise de processos com prazo de entrega em atraso, garantindo agilidade e transparência no serviço prestado à população. Ao todo, mais de 30 mil Carteiras de Identidade Nacional já foram entregues aos amapaenses e outras 10 mil estão prontas para a retirada.
Para a pescadora Diraci Rodrigues, 40 anos, moradora do distrito do Bailique, em Macapá, o reforço do atendimento foi essencial. “Fiz uma viagem de 12 horas até a capital e, quando cheguei ao Super Fácil da Zona Sul, fui atendida de imediato. Gostei muito do atendimento e já iniciei o processo da minha nova identidade”, destacou.

A exigência do Governo Federal determina que, para receber o seguro defeso, todos os pescadores precisam estar com a CIN emitida. Por isso, o Governo do Amapá intensificou os atendimentos, assegurando que quem vive dos rios não seja prejudicado no acesso a esse direito.
A iniciativa atende a uma demanda apresentada pelas colônias de pescadores à Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), que solicitou reforço de atendimentos no turno da tarde, de segunda a sexta-feira, nas unidades do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac Super Fácil) de Macapá e Santana, além de mutirões descentralizados em outros municípios.

A força-tarefa é coordenada pela Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e executada pelo Siac Super Fácil, em parceria com a Sepaq e a Polícia Científica do Amapá (PCA). Municípios como Calçoene, Tartarugalzinho e Laranjal do Jari também já receberam atendimentos itinerantes, iniciando os processos de emissão da CIN para os pescadores.

“Essa força-tarefa é um compromisso para garantir que nenhum pescador fique sem acesso ao seguro defeso por falta da nova identidade. Estamos ampliando horários e deslocando equipes para atender essa categoria que é fundamental para a economia e a cultura do Amapá”, afirmou o secretário adjunto da Segov, Edson Ramalho.
Com mais de mil processos iniciados, a força-tarefa segue em andamento na capital e nas demais cidades. Os atendimentos acontecem após o expediente regular, garantindo que pescadores de áreas mais distantes possam emitir a nova identidade e, assim, assegurar o acesso ao seguro defeso.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!