Show de Beto Guedes transforma Fortaleza de São José em palco da MPB, encerrando a segunda noite da Folia Literária Internacional do Amapá
Apresentação promovida pelo Governo do Amapá contou com sucessos da carreira do cantor e compositor brasileiro, incluindo os clássicos do Clube da Esquina.

A Fortaleza de São José, em frente à capital Macapá, ecoou os sucessos da carreira do cantor e compositor brasileiro Beto Guedes, ícone da Música Popular Brasileira (MPB). O show do artista aconteceu na sexta-feira, 3, encerrando a segunda noite da Folia Literária Internacional do Amapá (Fliap), evento gratuito promovido pelo Governo do Estado até o próximo domingo, 5.
A apresentação emocionou o público, que reviveu clássicos da MPB como “Amor de Índio”, “Lumiar”, “Canção do Novo Mundo”, “Espelhos D'Água” e “Sol de Primavera”. Beto também trouxe sucessos marcantes do consagrado disco Clube da Esquina, movimento cultural que transformou a história musical do Brasil.

“É muito bom estar aqui. Viemos cantar para as pessoas e esperamos que elas gostem do nosso trabalho. Já na passagem de som, mais cedo, senti um carinho muito forte. As pessoas são muito carinhosas, fervorosas, me abraçaram quase chorando. Então, é algo bem bonito, e eu espero voltar em breve”, disse Beto Guedes.

A servidora pública Célia Olímpio, de 60 anos, chegou cedo à praça para garantir um lugar na primeira fila. Fã de Beto Guedes desde o início da carreira, ela conta que não consegue escolher uma única música preferida. Para ela, foi um privilégio assistir ao primeiro show do artista sem sair de Macapá.
“Nunca tive a oportunidade de assistir a um show do Beto Guedes, mas o acompanho há muito tempo. Eu precisava estar aqui. Está sendo maravilhoso, porque as músicas dele são espetaculares, todas são belíssimas”, afirmou a servidora.

Beto Guedes
Alberto de Castro Guedes, conhecido como Beto Guedes, nasceu em Montes Claros (MG), em 1951. Caçula de uma família com oito filhos, iniciou-se na música ainda na infância, tocando pandeiro em um grupo formado pelo pai com parentes e amigos.
Na adolescência, já morando em Belo Horizonte, fundou o grupo The Beavers em 1964, ao lado de Márcio Aquino, Lô Borges e Yé Borges, interpretando versões dos Beatles. Em 1969, venceu um festival estudantil com a música autoral “Equatorial”, dando início à trajetória de sucesso.
Em 1972, mudou-se para o Rio de Janeiro com Lô Borges e Milton Nascimento, e participou da gravação do histórico álbum Clube da Esquina, que revolucionou a MPB. Posteriormente, gravou com o grupo 14 Bis e participou de discos de Milton Nascimento.
Com o lançamento do primeiro álbum solo, A Página do Relâmpago Elétrico (1977), Beto Guedes consolidou um estilo único, tornando-se um dos principais nomes da música romântica e reflexiva brasileira.
As parcerias com compositores como Ronaldo Bastos e Fernando Brant renderam obras atemporais, regravadas por diversas gerações de artistas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!