Governo do Amapá preprara 2ª turma para uso e manuseio de instrumentos de menor potencial ofensivo
Formação terá a duração de duas semanas com aulas práticas e teóricas e encerramento previsto para o dia 18 de outubro.

Elaborando e colocando em prática as políticas públicas de valorização e capacitação do servidor da Segurança Pública, o Governo do Amapá deu início a 2ª turma do Curso de Utilização de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), para 40 profissionais das forças de segurança estadual, entre policiais civis, militares, penais, bombeiros militares, peritos criminais e servidores da Fundação Socioeducativa do Amapá (FSA).
A formação terá a duração de duas semanas com aulas práticas e teóricas e encerramento previsto para o dia 18 de outubro.
A iniciativa objetiva aprimorar o uso técnico e responsável de instrumentos não letais, ampliando alternativas operacionais para o enfrentamento de situações de conflito, reforçando a preservação da vida. O curso integra a política estadual de qualificação e modernização das forças de segurança e pretende valorizar e aperfeiçoar os agentes que atuam no Amapá.

Durante a solenidade, o secretário adjunto da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), delegado Felipe Vieira, destacou o investimento estatal na formação e na renovação de equipamentos e qualificação dos agentes públicos.

“Este curso vem ao encontro de uma aquisição realizada recentemente pela Sejusp, no valor de R$ 3 milhões, em diversos tipos de equipamentos, como sprays de agentes lacrimogêneos, armas de incapacitação neuromuscular e munições de impacto controlado. Tudo isso para podermos qualificar os profissionais e oferecer uma alternativa ao uso letal da força, preparando nossos servidores para o enfrentamento à criminalidade em nosso Estado”, afirmou o gestor.
O capitão da Polícia Militar, João Oliveira, um dos coordenadores do curso, explicou a dinâmica e a abrangência da capacitação.

“Esse curso tem como finalidade habilitar os servidores da segurança pública dos mais diversos órgãos para utilizarem instrumentos de menor potencial ofensivo, projetados para incapacitar temporariamente uma pessoa. Esses instrumentos são utilizados durante as operações policiais, inclusive nas atividades do corpo de bombeiros. Daí a importância de difundir esse conhecimento para todas as corporações", frisou Oliveira.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!