Capacitação técnica reforça atuação da Sema em respostas de emergências ambientais na Margem Equatorial do Amapá
O Governo do Amapá investe em qualificação para garantir atuação eficaz e responsável frente aos desafios ambientais da exploração petrolífera.

O Governo do Amapá investe no fortalecimento e capacidade de atuação frente às demandas ambientais de exploração da Margem Equatorial. No início de outubro, analistas ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participaram de um treinamento técnico realizado na unidade de fauna da empresa Mineral Engenharia e Meio Ambiente Ltda., responsável pelo Centro de Triagem, Reabilitação e Reintrodução de Animais Silvestres (CETRAS), em Oiapoque.
A ação faz parte do Projeto de Formação Continuada, previsto como uma das condicionantes do licenciamento ambiental do CETRAS, conduzido pela Sema. O treinamento integra os procedimentos exigidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no processo de licenciamento da Petrobras para exploração da Margem Equatorial, região estratégica para o desenvolvimento energético do país.
Para a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taisa Mendonça, os avanços na formação da equipe técnica são estratégicos diante dos novos desafios trazidos pela Margem Equatorial.
“O investimento em formação continuada é essencial para que o Amapá esteja preparado para agir com eficiência diante de emergências ambientais, protegendo a biodiversidade e garantindo a atuação responsável do poder público”, destacou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Taisa Mendonça.

Com foco na qualificação de profissionais e instituições públicas e privadas envolvidas com pesquisa, manejo e conservação da fauna silvestre, a capacitação também fortalece a rede de resposta a emergências ambientais no estado.
Os profissionais passaram por atividades teóricas e práticas voltadas ao atendimento à fauna afetada por óleo, seguindo os protocolos do Plano de Atendimento a Emergências para Fauna (PAE/Fauna). O conteúdo incluiu técnicas de resgate, estabilização e reabilitação de animais impactados, além da operação de estruturas de apoio em campo.

Desde 2024, os analistas da Sema já somam mais de 100 horas de formação técnica em temas essenciais à atuação em campo e à gestão de emergências ambientais, incluindo, Gestão de Resposta à Fauna; Manejo de Carcaça Oleada; Monitoramento, Captura e Afugentamento; Procedimentos para a Reabilitação de Fauna Oleada; Manejo de Fauna em Cativeiro; Resposta Secundária à Fauna e Sistema de Comando de Incidentes (ICS 300).
Além da capacitação no Oiapoque, os servidores também realizaram uma visita técnica ao CETRAS licenciado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), em Icoaraci, no estado do Pará. A visita teve como finalidade coletar informações fundamentais para a elaboração do Termo de Referência (TR), que subsidiou a implantação do CETRAS no município, sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente.

Segurança Ambiental
A Margem Equatorial representa uma nova fronteira de desenvolvimento econômico para o Brasil e, especialmente, para o Amapá, com potencial de impulsionar cadeias produtivas e gerar novas oportunidades para a população. Nesse cenário, a Sema trabalha para assegurar que esse avanço ocorra de forma segura, responsável e alinhada às boas práticas ambientais.
Com ações contínuas de capacitação técnica e integração interinstitucional, a Secretaria de Meio Ambiente reafirma o compromisso do Governo do Amapá com a proteção da fauna, a qualificação da governança ambiental e a promoção de um modelo de desenvolvimento sustentável e equilibrado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!