Carreta do programa ‘Agora Tem Especialistas’ chega ao Amapá com atendimentos voltado à saúde da mulher
Iniciativa do Governo do Estado e Ministério da Saúde com o apoio da bancada federal vai oferecer exames e consultas, possibilitando o diagnóstico precoce e a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

Um esforço conjunto do Governo do Amapá, bancada federal e Ministério da Saúde vai ampliar a prevenção ao câncer de mama durante o mês de outubro, facilitando o acesso de mulheres a exames e consultas. A iniciativa é do programa "Agora Tem Especialistas", que chega ao estado nesta sexta-feira, 10, com uma carreta itinerante com serviços de saúde.

O programa do Governo Federal busca expandir a capacidade de atendimento da rede pública, reduzindo o tempo de espera por consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS). A chegada da iniciativa ao estado é resultado da articulação dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e do deputado federal, Dorinaldo Malafaia.
A estrutura e os profissionais responsáveis pelos atendimentos são do programa “Agora tem Especialistas”, do Ministério da Saúde. Os pacientes contemplados serão aqueles em fila de regulação do Governo do Estado, convocados conforme os critérios de gravidade e tempo de espera.

“Essa é uma parceria estratégica com o Ministério da Saúde, pois vamos potencializar o rastreio do câncer de colo de útero e de mana, e possibilitar o diagnóstico precoce e a prevenção. Com a carreta de especialistas, vamos levar a saúde cada vez mais perto da nossa população, como o governador Clécio Luís tem orientado”, destacou Nair Mota, secretária de Saúde do Amapá.
O foco será a saúde da mulher, com serviços gratuitos de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce de câncer de mama e do colo do útero, executados pelo Hospital de Amor. A expectativa é realizar cerca de 180 procedimentos diariamente.
Para isso, a carreta de atendimento está equipada com consultório ginecológico, colposcópio, mamógrafo digital, ultrassom diagnóstico, além de estrutura para pré-exames, pequenos procedimentos, Central de Material Esterilizado (CME) e sala de espera.

Cuidado integral
Entre os exames oferecidos estarão mamografia, ultrassonografia mamária bilateral, consultas médicas em atenção especializada e teleconsultas. Também serão realizadas avaliações diagnósticas iniciais e progressivas em ginecologia e saúde da mulher, garantindo o cuidado integral.
A equipe de profissionais será composta por médico ginecologista, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente do cuidado e equipe de apoio, que vão atender as mulheres ao longo da ação.
Com essa iniciativa, o Governo do Amapá e o Ministério da Saúde reforçam o compromisso em ampliar o acesso à saúde especializada, garantindo mais rapidez no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam milhares de mulheres em todo o país.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!