Governo do Amapá promove fórum para formação e fortalecimento dos Conselhos de Saúde da Região Norte
É o primeiro evento do tipo realizado no estado e vai reunir conselhos estaduais e municipais de Saúde, lideranças comunitárias, gestores públicos e profissionais da área.
Estimular o diálogo entre diferentes atores do SUS é o que propõe o 1º Fórum de Educação Permanente e Continuada em Controle Social dos Conselhos de Saúde da Região Norte. A programação, que recebe apoio do Governo do Amapá, será entre os dias 28 e 30 de outubro, no auditório da Escola Tiradentes, em Macapá.
O encontro vai reunir lideranças comunitárias, profissionais, gestores públicos, representantes de movimentos sociais, pesquisadores, estudantes e membros dos conselhos municipais.
A ideia é fortalecer o controle social no SUS, integrando o conhecimento técnico e o saber popular para a construção coletiva de estratégias que consolidem a participação social na gestão das políticas de saúde.
De acordo com a secretária de Saúde do Amapá, Nair Mota, o momento representa um marco para o fortalecimento da participação social na Região Norte.
“O controle social é um dos pilares do SUS e precisa ser continuamente fortalecido. Este fórum é uma oportunidade histórica para que os conselhos de saúde troquem experiências, compartilhem desafios e construam juntos caminhos para aprimorar a gestão e as políticas públicas. O Amapá tem orgulho de sediar esse encontro e contribuir para a integração e o desenvolvimento da saúde na Amazônia”, destacou Nair.
A programação é organizada em quatro grandes eixos temáticos:
- Saúde na Fronteira;
- Fortalecimento do Controle Social;
- Regionalização do SUS;
- Judicialização do SUS.
Serão realizadas mesas-redondas, painéis temáticos, oficinas interativas e grupos de trabalho, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e reflexões sobre os desafios e as potencialidades do controle social na Amazônia.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Amapá, Otávio Eutíquio, também reforçou a importância do evento.
“Serão dias de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do controle social no SUS, com o compromisso de construir uma saúde pública cada vez mais participativa e democrática”, afirma Eutíquio.
Ao longo dos três dias, os participantes terão a oportunidade de elaborar propostas e planos de ação regionais voltados ao fortalecimento da educação permanente e ao aperfeiçoamento do exercício do controle social, assumidos pelos conselhos de saúde da região Norte.
Dessa forma, o Fórum pretende se firmar como um espaço permanente de articulação e formação, contribuindo para uma atuação mais qualificada, participativa e transformadora dos conselhos no âmbito do SUS.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!