Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Cerca de 80 mulheres do Residencial Miracema, em Macapá, recebem curso de manipulação de alimentos promovido pelo Governo do Amapá

As alunas aprendem importantes técnicas de higiene, conservação e preparo adequado de petiscos, utilizando os equipamentos e utensílios corretos. As aulas são realizadas na Escola Estadual Carlos Alberto Viana, na Zona Norte de Macapá.

Por Bianck Bastos
24/10/2025 15h55
Alunas aprendem técnicas de higiene, conservação e o preparo correto de petiscos

Em mais uma etapa de capacitação profissional, um dos retratos do compromisso da atual gestão com a política de habitação, o Governo do Amapá qualifica cerca de 80 mulheres do Residencial Miracema na área de manipulação de alimentos. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira na Escola Estadual Carlos Alberto Viana, próximo ao residencial, na Zona Norte de Macapá.

No decorrer das atividades, as alunas aprendem importantes técnicas de preparo de petiscos e outros pratos típicos de boteco, utilizando os equipamentos e utensílios corretos. Somado a isso, também são repassados ensinamentos sobre a importância da segurança dos alimentos, por meio de boas práticas de higiene, armazenamento e conservação.

“Estou muito feliz porque esse curso, para mim, está sendo de extrema importância, principalmente para nós mulheres que buscamos por uma independência financeira, então estamos nos preparando para o mercado de trabalho. Aqui estou aprendendo modos de manipulação dos alimentos, como fazer a higienização correta, a conservação, todas as técnicas que não sabia”, relatou Adriana Rodrigues, de 39 anos.

Adriana Rodrigues, de 39 anos

Durante os acompanhamentos das aulas, uma das coordenadoras do Plantão Social do Miracema, Wanny Castro, argumentou que a realização dos cursos incentiva os moradores e traz esperança para muitos que almejam adentrar no mercado de trabalho.

“Essas mulheres estão aprendendo as melhores técnicas, por meio dessas capacitações, elas se sentem mais incentivadas e capazes de adentrar no mercado de trabalho. Quando o Governo do Estado executa esses cursos, também está garantindo oportunidade para aquelas pessoas que precisam de uma fonte de renda para sustentar a família, e é com isso que a atual gestão se compromete, em levar mais qualidade de vida e dignidade para a comunidade habitacional”, ressaltou Wanny.

Uma das coordenadoras do Plantão Social do Miracema, Wanny Castro

Ademais, as aulas vão além de um aprendizado profissional, uma vez que a interação entre as participantes também constrói um espaço saudável de alegria que fortalece o apoio e a união comunitária dentro do conjunto.

O curso está sob coordenação da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab) e faz parte do Trabalho Técnico Social (PTS) do programa Minha Casa, Minha Vida, em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Abradesa).

A qualificação acontece de forma simultânea, às aulas na área da beleza executadas dentro do conjunto no Centro Comunitário 1, de segunda a sexta-feira. O Residencial também conta com demais projetos sociais como o balé, judô, capoeira e futebol, iniciativas que marcam não apenas a transformação de realidades, mas também a certeza de que as famílias dos habitacionais têm acesso a políticas públicas e vivem com mais dignidade.

Curso aborda também sobre a importância da segurança dos alimentos, por meio de boas práticas de higiene, armazenamento e conservação

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!