Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVIDÊNCIA

Governo do Amapá apoia a 5ª Audiência Pública de Prestação de Contas da Previdência Estadual

Com resultados sólidos e gestão transparente, a Amprev reafirma sua responsabilidade previdenciária e sustentabilidade para manter os servidores públicos do estado.

Por Ana Anspach
24/10/2025 17h15
5ª Audiência Pública da Amapá Previdência ocorreu nesta quinta-feira, 24, em Macapá

Com o apoio do Governo do Estado, a Amapá Previdência (Amprev) realizou nesta quinta-feira 24, na Escola de Saberes Públicos, a 5ª Audiência Pública de Prestação de Contas da Previdência Estadual. A atividade referente aos anos 2024 e 2025, reuniu representantes da gestão, da instituição, conselheiros, membros do Ministério Público, do Tribunal de Contas e do Tribunal de Justiça.

Durante o evento, o diretor-presidente da Amprev, Jocildo Lemos falou sobre os avanços conquistados nos últimos dois anos, resultado de uma política de investimentos rigorosa e responsável. O patrimônio financeiro da autarquia que, em dezembro de 2022 contava com R$ 6.435.289.460,41 bilhões, passou em setembro de 2025, para R$ 9.081.620.570,14 bilhões. O crescimento de 41% num período de pouco mais de dois anos, demonstra sustentabilidade do regime previdenciário estadual.

Diretor-presidente da Amprev, Jocildo Lemos

“O aumento do valor reflete a seriedade e a solidez com que a Amprev conduz os investimentos da instituição, de acordo com uma política aprovada pelo Comitê de Investimentos e apreciada pelo Conselho Estadual de Previdência. O servidor público pode ter certeza de que seus recursos estão sendo geridos com eficiência e responsabilidade. Este é um trabalho feito com a participação de várias pessoas, a quem agradeço”, afirmou Lemos.

A audiência reuniu representantes do Governo do Amapá, da Amprev, do Conselho e das instituições de Controle

Durante a audiência foram apresentados desenvolvimento e fortalecimento de outros setores. A diretora de Benefícios e Fiscalização, Narleia Salomão, apontou avanços na concessão de novos benefícios e aposentadorias de servidores civis. 

A diretora de Benefícios Militares, major Sônia Priscila, e a diretora Financeira e Atuarial, Rayana Linhares, expuseram os avanços alcançados nos últimos dois anos, conforme uma política rígida. 

Diretoria Executiva da Amprev

A Diretoria Executiva da Amprev prestou contas de todos os processos e pagamentos no período de janeiro de 2024 até setembro de 2025, demonstrando aprimorando de processos e ampliação do atendimento, o que assegura agilidade e transparência nas concessões de aposentadorias e pensões.

“É um momento muito importante para os segurados do Regime Próprio de Previdência Social do Amapá, uma oportunidade de mostrar com transparência como foram aplicados os recursos do fundo de previdência. O Ministério Público como instituição de controle está presente, para acompanhar e fiscalizar a correta aplicação desses recursos”, frisou o procurador-geral de Justiça, Alexandre Monteiro. 

Procurador-geral de Justiça, Alexandre Monteiro (no centro)

Foi demonstrada também, a consolidação do Pró-Gestão da Amprev, programa de certificação institucional que reconhece a excelência e as boas práticas de gestão previdenciária, ajudando as instituições a organizarem processos, reduzirem custos, aumentarem a eficiência e a transparência, atendendo três eixos: controle interno, governança corporativa e educação previdenciária. 

A Amprev alcançou e manteve o Nível III da certificação do programa, o que concede reconhecimento nacional, e coloca a entidade entre as instituições previdenciárias mais bem avaliadas do Brasil.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!