Governo do Estado recebe doação de mil computadores do Ministério das Comunicações e fortalece ensino nas escolas públicas do Amapá
Equipamentos possibilitam inclusão digital com criação de laboratórios de informática em instituições de ensino de Macapá, Santana e Mazagão.
Com a presença dos ministros das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o governador Clécio Luís recebeu nesta segunda-feira, 3, a doação de mil computadores para a rede pública de ensino. Os equipamentos fornecidos para o Amapá vão possibilitar a criação de laboratórios de informática em Macapá, Santana e Mazagão, modernizando o ensino público no estado.
“Esses programas direcionam os estudantes para o bom uso das telas e, com isso, a gente eleva a qualidade de ensino em sala de aula. Estamos trabalhando em conjunto, do Oiapoque ao Jari, para que nossos estudantes da rede pública possam ter acesso físico e digital à informação, à comunicação, à tecnologia, ao desenvolvimento. É isso que nós queremos: nossos jovens se preparando e se qualificando para esse futuro que já começou”, celebrou Clécio Luís.
Os computadores chegam ao Amapá por meio da Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos do Governo Federal e do Programa Computadores para Inclusão. Os equipamentos serão instalados em 33 unidades de ensino de Macapá, Santana e Mazagão. Em 2024, o Amapá já havia recebido 600 notebooks e 400 computadores de mesas, totalizando agora 2 mil equipamentos para a educação amapaense.
“Estamos com uma escola nova e é muito gratificante para nós, alunos. A gente se sente privilegiado. Esses computadores vão nos ajudar muito nas pesquisas e nos estudos no dia a dia. Eu vou aproveitar muito”, agradeceu a estudante Laria Paiva, de 19 anos, da Escola Estadual Profª. Raimunda Virgolino, totalmente reformada pelo Governo e entregue este ano.
Na cerimônia foi feita a assinatura simbólica do termo de doação de 100 computadores para o Centro Tecnológico de Inclusão Digital de Pedra Branca do Amapari, onde o Ministério das Comunicações possui um trabalho de democratização da tecnologia.
“Conectividade é muito importante, principalmente nesse momento que o Amapá vai viver com o petróleo. São 2 mil computadores nos centros de recondicionamento e aqui assumo o compromisso de mais 2 mil computadores para serem entregues nos próximos meses. Esses computadores proporcionam cidadania, conteúdo digital, e mais conhecimento para inserção no mercado de trabalho. O Amapá é prioridade para o nosso governo, e vamos cada vez mais gerar oportunidades para os nossos jovens e para o desenvolvimento para o Amapá”, afirmou o ministro Frederico de Siqueira Filho.
A entrega foi marcada também pela formatura de 1,5 mil alunos do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que concluíram cursos de informática e tecnologia numa parceria do Governo com a Universidade Federal do Amapá (Unifap).
“É esse o ambiente que nós estamos construindo no Brasil e no Amapá. Mais de 2 mil computadores para os nossos laboratórios digitais, um programa que se amplia com a formação de professores. Nesse dia de hoje, nós temos que celebrar a união da academia, da pesquisa, dos professores, dos alunos, da sociedade, das lideranças políticas e do povo do Amapá. É um olhar para todas as áreas, nesse momento que nós estamos vivendo e que o Brasil esperava há 13 anos”, destacou o senador Davi Alcolumbre, responsável pela articulação do investimento para o Amapá.
A oficialização da entrega dos computadores contou ainda com a presença dos prefeitos de Santana, Bala Rocha, e de Pedra Branca do Amapari, Marcelo Pantoja, de deputados federais e estaduais, de vereadores de Macapá e do interior do estado, assim como secretários e equipes de Governo.
A entrega destes computadores faz parte de uma política de investimentos na Educação, que contempla ainda reconstrução de mais de 30 escolas, reformas que melhoram a rede física de ensino, valorização de servidores por meio de reajustes e a nomeação de educadores concursados, e ainda aquisição de novos equipamentos. São investimentos que ultrapassam os R$ 83 milhões em políticas aplicadas desde 2023, na área que é uma das prioridades da gestão.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!