Governo do Amapá já investiu mais de R$ 83 milhões na reestruturação das escolas da rede estadual
Até o momento, 32 obras já foram entregues, proporcionando educação de qualidade e com conforto e segurança para alunos e servidores.
As obras de reestruturação da educação pública realizadas pelo Governo do Amapá já alcançaram o montante de R$ 83.489.282,11 investidos em obras de 32 instituições de ensino por todo o estado, desde 2023 - início da atual gestão. Esse trabalho cumpre a meta 1.2.2 a) do Plano de Governo, que trata sobre a infraestrutura das escolas.
Além de proporcionar um espaço digno para estudantes, servidores da educação e comunidades, as reconstruções e reformas acompanham a entrega de mobiliário, equipamentos e materiais didáticos totalmente novos, promovendo segurança, conforto e melhora na qualidade do ensino-aprendizagem em escolas de áreas urbanas, rurais, ribeirinhas e indígenas.
A entrega mais recente foi a da Escola Estadual José Ribeiro Pontes, na comunidade de Gurupora, em Cutias do Araguari. O Governo do Amapá também já realizou entregas nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Vitória do Jari, Laranjal do Jari, Oiapoque, Porto Grande e Tartarugalzinho.
“Nossa educação amapaense vive um novo momento, e um momento especial de valorização e de um olhar cuidadoso da gestão pública. Temos trabalhado intensamente em obras e serviços que transformem realidades e isso está sendo histórico. Temos muito mais entregas pela frente e toda a sociedade ganha muito com isso”, afirma a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
O Governo do Amapá também vem investindo em outras frentes de valorização da educação, como valorização de servidores por meio de reajustes e a nomeação de educadores concursados. Confira:
Valorização em dia
O Executivo Estadual concedeu reajuste de 12,30% para profissionais da educação em 2025, sendo 6,27% de aumento linear para todos os servidores do estado e mais um acréscimo de 5,73% para trabalhadores da educação concedidos em outubro. Desde 2023, já são mais de 30% de reajuste na remuneração desses servidores nos últimos três anos.
Além disso, o Governo do Amapá realizou 299 progressões e 6 gratificações de aperfeiçoamento no quadro do magistério.
Convocação histórica
Toda a convocação e nomeação do Concurso da Educação de 2022 foi feita pelo governador Clécio Luís. Ao todo, 1,7 mil profissionais foram convocados, sendo o maior chamamento de educadores em mais de 10 anos. Desses, foram nomeados 1.550, sendo: 982 professores, 90 profissionais do AEE, 219 pedagogos, 252 cuidadores e 7 intérpretes de Libras.
Neste mês, está sendo realizada a quarta etapa do concurso, com a convocação de 277 candidatos ao cargo de professor da educação básica e profissional e 75 candidatos ao cargo de pedagogo.
Todos os novos servidores já iniciaram suas carreiras com salários acima do piso nacional para a classe.
Trabalho que gera resultados
Os investimentos na educação e o trabalho dos professore e servidores tem gerado resultados significativos, como os avanços registrados pelo programa Criança Alfabetizada. A avaliação realizada no mês de junho apontou que 53% das crianças do 2º ano do ensino fundamental já sabem ler, o que corresponde a 6.241 alunos em toda a rede pública do estado.
Somente na rede estadual, houve um salto de 19% para 49% no número de alunos leitores, saindo de 571 para 1.459. Já nas escolas municipais, o índice saiu de 22% para 55%, de 2.044 para 4.782 estudantes, respectivamente. A atuação nessa área rendeu ao governador Clécio Luís a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa.
Além disso, a gestão atuou pelo protagonismo estudantil, viabilizando a participação de estudantes amapaenses em iniciativas como Jovem Senador, Parlamento Juvenil do Mercosul e a criação do Jovem Governador. A educação pública do estado também tem se destacado em olimpíadas e competições nacionais nas áreas de Informática, Geopolítica, Cartografia, Francês, Educação Financeira, entre outras.
O Governo do Estado ainda garantiu a realização da 13ª Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), com a premiação de projetos destaques, e o 6º Festival de Bandas e Fanfarras, durante a 54ª Expofeira.
Ainda neste ano, haverá a realização dos aulões da Central do Enem, para auxiliar na preparação dos estudantes do ensino médio para o principal meio de seleção do ensino superior, e também a Cantata Natalina das Escolas Estaduais, durante o mês de dezembro.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!