Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO DAS MULHERES

Governo do Amapá recebe produtos de higiene menstrual para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social

Cerca 800 pacotes de absorventes foram arrecadados e serão distribuídos aos centros que acolhem vítimas de violência doméstica.

Por Cristiane Nascimento
07/11/2025 14h01
Cerca 800 pacotes de absorventes foram arrecadados e serão distribuídos aos centros que acolhem vítimas de violência doméstica

O Governo do Amapá recebeu nesta sexta-feira, 7, a doação de, aproximadamente, 800 pacotes de absorventes do projeto ‘Menina Moça’, uma iniciativa dos estudantes da Escola Conexão Aquarela, com apoio do Instituto Cultural Educacional Formar. Os itens foram arrecadados durante a inscrição dos Jogos Internos, no mês de setembro, e serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM) é responsável pela distribuição dos produtos aos centros responsáveis por acolher vítimas de violência doméstica. A secretária da SEPM, Adriana Ramos, destacou a importância da parceria com as instituições privadas para o fortalecimento das ações que já vêm sendo desenvolvidas.

Secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Adriana Ramos

"Esse projeto demonstra uma preocupação social com a questão da dignidade menstrual das mulheres amapaenses. Esses absorventes vão chegar às mulheres que mais precisam, em vários pontos, que são comunidades quilombolas, ribeirinhas, onde a Secretaria vai fazer atendimento multidisciplinar e ainda, nas escolas estaduais”, reforçou a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Adriana Ramos.

O projeto foi idealizado pela aluna Anna Cássia, do último ano do ensino médio, e se configura como uma alternativa para reforçar o combate à pobreza menstrual. Ela ressaltou como surgiu a concepção da ideia.

“A idealização desse projeto começou dentro de casa, porque eu moro perto de uma área de ponte e a gente vê que a realidade é totalmente diferente. O meu objetivo é sempre ajudar o próximo e eu fico muito feliz pelo projeto ter dado certo, e que daqui mais para a frente a gente consiga expandi-lo, não só nessa época do ano. Eu fico muito feliz por conseguir realizar isso”, declarou a estudante.

Estudante Anna Cássia, idealizadora do projeto

Os itens arrecadados serão organizados em forma de kits e distribuídos para ajudar mais mulheres em situação de vulnerabilidade social. Apesar de os absorventes serem essenciais para a rotina de higiene, saúde e bem-estar de mulheres e meninas, parte da população feminina ainda têm dificuldade para adquirir o produto.

Coordenadora pedagógica da Escola Conexão Aquarela, Magda Ripke

“A gente não tinha conhecimento da existência do projeto até a Anna Cássia apresentar a proposta para a escola. E rapidamente a gente abraçou. Primeiro porque nós acreditamos no protagonismo deles como estudantes, então nós pensamos e decidimos colocar como parte de inscrição para os jogos internos em setembro. Há quatro anos a gente faz isso, e aí a escola vê como os alunos abraçam as famílias, abraçam essa causa porque eles entendem a importância dela”, enfatizou a coordenadora pedagógica da Escola Conexão Aquarela, Magda Ripke.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!