Governo do Amapá realiza Aulão Especial de Revisão da Central do Enem na Zona Oeste de Macapá
Evento reuniu 752 alunos da rede pública no Centro de Ensino Superior do Amapá e contou dicas e reforço emocional para as provas do Enem.
O Governo do Amapá realizou nesta sexta-feira, 7, o Aulão Especial de Revisão da Central do Enem, em parceria com o Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap), na Zona Oeste de Macapá. A ação coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), reuniu 752 estudantes concluintes do ensino médio da rede pública, em um momento de revisão, motivação e fortalecimento emocional para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem neste domingo, 9.
Com dicas, dinâmicas e orientações de professores da Central, o aulão reforçou conteúdos das áreas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. No próximo dia 14, a segunda etapa do evento revisará as disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática, completando o ciclo preparatório dos estudantes.
A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, destacou que o trabalho da Central vai além do conteúdo técnico e tem foco no apoio emocional e na valorização da trajetória dos alunos.
“Estamos com mais escolas fazendo aquela grande revisão e aquelas dicas certeiras dos nossos professores da Central do Enem. Mas, para além disso, fazemos também um trabalho de humanização e fortalecimento emocional, para que domingo eles possam estar fortalecidos e confiantes na grande prova”, afirmou a gestora.
Entre os participantes, o estudante João Pedro Esteves, de 18 anos, da Escola Estadual Josefa Jucileide, contou que o projeto foi essencial para sua preparação.
“O Aulão da Central do Enem me ajudou a revisar e entender estratégias para marcar a alternativa certa, mesmo sem saber o conteúdo por completo. É um reforço muito importante”, disse o jovem, que sonha em se tornar professor na área de Ciências da Natureza.
Já Anderson Ferreira Arantes, de 17 anos, da Escola Estadual Lucimar Amoras Del Castillo, participou pela primeira vez do Aulão e destacou o apoio prático da iniciativa.
“O Aulão refresca as ideias, dá um suporte para você ter repertório e lembrar de pontos-chave que ajudam na hora da prova. É um reforço muito válido para a reta final”, comentou o aluno.
Dez escolas participaram do primeiro dia de atividades, reunindo 752 alunos apenas na tarde desta sexta-feira, 7. Entre as unidades estavam as escolas Carlos Alberto Viana, Maria Cavalcante, Nilton Balieiro, Maria Neusa, Josefa Jucileide e Lucimar Amoras Del Castillo, além de instituições da zona rural e do interior, como a Escola Maria Iraci, de Ferreira Gomes e Ariri.
Na quinta-feira, 6, também foi realizado o Aulão Show da Central do Enem, que reuniu cerca de 3 mil estudantes em um espaço privado na Zona Sul de Macapá. O evento marcou o encerramento das ações preparatórias da Central, com revisões especiais, dinâmicas e materiais personalizados entregues aos candidatos.
O Enem no Amapá
Nesta edição, o Enem contabilizou 33.193 inscrições de amapaenses, um aumento de 8,49% em relação a 2024. Ao longo de 2025, o Governo do Estado disponibilizou aulas gratuitas em 13 escolas-polo para a preparação de alunos concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual, com aulas no contraturno e acompanhamento pedagógico.
Provas no Bailique
Pela primeira vez na história, o Governo do Amapá também garantiu estrutura para aplicação das provas do Enem no arquipélago do Bailique, evitando que candidatos tenham que se deslocar da região para participar do exame. Neste ano, 172 pessoas realizarão a prova na Escola Estadual Cláudio dos Santos Barbosa.
O Aulão Especial faz parte das ações de mobilização da Central do Enem, projeto da Seed que une professores, gestores e estudantes da rede pública em torno de um objetivo comum: garantir oportunidades e fortalecer o protagonismo estudantil por meio da educação.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!