Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÚPULA DO CLIMA

'Queremos um desenvolvimento ético que cabe perfeitamente na história do Amapá', destaca governador Clécio Luís na abertura da COP30 em Belém

Com propostas claras e estande próprio, Amapá integra a COP30 com expressiva representação e apresenta ao mundo as potencialidades, inovação e alternativas sustentáveis do estado.

Por Fabiana Figueiredo
11/11/2025 10h13
COP30 reúne lideranças mundiais e sociedade civil para discutir soluções concretas diante da crise climática

Chefiando uma comitiva do Governo do Estado e convidados com mais de 300 pessoas, o governador Clécio Luís celebrou nesta segunda-feira, 10, o primeiro dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, capital do Pará. Na abertura oficial da programação, Clécio ressaltou a presença firme e protagonista do estado na agenda global.

“O Amapá chega grande na COP, com uma delegação que se faz grande não só pela presença física, mas pela autoridade moral que o Amapá tem de falar em meio ambiente. Esta será a COP da verdade, vamos mostrar essa insustentabilidade. Nós nos orgulhamos muito dos índices ambientais, mas nós queremos desenvolvimento, sobretudo um desenvolvimento ético que cabe perfeitamente na história do Amapá. Nós continuamos fazendo todos os deveres de casa até hoje, para poder chegar na COP30 e dizer que a Amazônia amapaense tem propostas muito claras”, evidenciou Clécio Luís.

COP30 é realizada em Belém, capital do Pará, com participação expressiva de países

Realizada pela primeira vez na Amazônia, a COP30 reúne lideranças mundiais e sociedade civil para discutir soluções concretas diante da crise climática. Organizada pelo Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a programação acontece até o dia 21 de novembro, em Belém. A abertura nesta segunda-feira marcou o início das negociações.

“Trazer a COP para o coração da Amazônia foi uma tarefa árdua, mas necessária. A Amazônia não é uma entidade abstrata. Quem só vê floresta de cima desconhece o que se passa à sua sombra. O bioma mais diverso da Terra é a casa de quase 50 milhões de pessoas, que ainda enfrentam desafios sociais e econômicos que o Brasil luta para superar com a mesma determinação com que contornou as adversidades logísticas inerentes à organização de uma conferência deste porte”, destacou o presidente Luís Inácio Lula da Silva, durante a abertura.

Presidente Lula evidenciou importância da COP ser na Amazônia

A comitiva do Amapá desembarcou na capital paraense no domingo, 9, em um ferry boat, e é composta por representantes indígenas, quilombolas, gestores públicos, pesquisadores, cientistas, jornalistas, professores, estudantes, empreendedores de bioeconomia, artes culturais e representantes da sociedade civil. Além do Pará, o Amapá é o único estado que possui estande próprio no evento internacional, apresentando potencialidades, inovação e alternativas sustentáveis.

ESTANDE DO AMAPÁ NA COP30; VEJA PROGRAMAÇÃO

“A presença de governadores e prefeitos é importantíssima, porque os entes subnacionais têm um papel absolutamente essencial na implementação das decisões das COPs. O Brasil está unido em torno da agenda que a COP30 vai tratar. Eu acho que é muito importante que o mundo veja que há, no Brasil, essa união de todas as instâncias por uma agenda que, como nós sabemos, será excepcional para o crescimento, para a criação de emprego e para a melhora da vida das pessoas”, afirmou o presidente da COP30, André Corrêa do Lago.

André Corrêa do Lago, embaixador e presidente da COP 30, na abertura do evento

Propostas claras
Porta-voz do Amapá, o governador do Estado cumpre uma agenda estratégica durante a COP30, apresentando projetos em 5 principais eixos:

  • Eixo I - Sistema Amapá de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Sustentabilidade
  • Eixo II - Programa de Transição Energética Inclusiva
  • Eixo III - Plano de Apoio à Sociobioeconomia
  • Eixo IV - Justiça Climática e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais
  • Eixo V - Cidades das Águas: Gestão Hídrica e Ordenamento Territorial

“Trouxemos 5 temas para a COP que nós precisamos de recursos para financiar estudos, negócios, equipamentos, para financiar o aprofundamento dessas cadeias produtivas. O Amapá é pauta mundial hoje. Em todos os encontros que eu participei nas duas últimas COPs, nós levamos delegações expressivas e falamos do Amapá. O reflexo disso está aí: já tem várias empresas se implantando no Amapá, tratando e fazendo os negócios, não de qualquer jeito, mas dentro desses parâmetros éticos”, disse Clécio Luís.

Amapá participa da COP30 com estande próprio

A COP da Amazônia
A  30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) iniciou nesta segunda-feira, 10, e segue até 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará. Realizada pela primeira vez na Amazônia, a COP30 reúne lideranças mundiais, cientistas, representantes de governos, empresas, organizações e sociedade civil para discutir soluções concretas diante da crise climática. A presença robusta do Amapá simboliza o fortalecimento da região no centro das discussões globais sobre sustentabilidade.

Com cerca de 73,5% de seu território sob proteção ambiental, incluindo unidades de conservação, terras indígenas e quilombolas, o Governo do Estado pretende mostrar que é possível unir conservação ambiental, inovação e desenvolvimento social.

A iniciativa é resultado de um esforço conjunto de órgãos estaduais, como as fundações de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), e as Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), Cultura (Secult), Meio Ambiente (Sema), Planejamento (Seplan), Povos Indígenas (Sepi), Juventude (Sejuv), Educação (Seed), de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional) e a Agência de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá), que atuam de forma integrada na elaboração e apresentação de projetos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!