‘Fiquei empolgada como conseguem conservar a diversidade e a natureza’, diz consultora global da Colômbia ao visitar estande do Amapá na COP30
Katrine de Angeles, da Co-Flourish, elogiou o protagonismo do Amapá e a união entre comunidades e governo em ações voltadas à sustentabilidade e à conservação da Amazônia.
A força e a diversidade da delegação amapaense na COP30 chamaram a atenção da doutora e consultora global de saúde Katrine de Angeles, da Colômbia. Ela é Líder de Impacto Social e Engajamento da Co-Flourish, iniciativa vinculada ao Laboratório de Inovação de Harvard, que incentiva soluções comunitárias baseadas na natureza para promover o bem-estar das pessoas e do planeta.
Encantada com o protagonismo do Amapá no evento, Katrine visitou o estande do estado na segunda-feira, 10, em busca de boas práticas e experiências sustentáveis.
“É a minha primeira vez ouvindo sobre o Amapá, e tudo o que soube é muito empolgante, a conservação da biodiversidade, o cuidado com a mãe natureza, tudo isso é realmente impressionante. Também me chamou atenção a forma como vocês vieram para cá, como diferentes comunidades que se reúnem como uma só, mostrando ao mundo como trabalham juntas em prol do bem comum”, falou Katrine.
Neste ano, o Amapá leva à COP30 uma delegação inédita, composta por 25 indígenas de diferentes territórios, como Oiapoque e Tumucumaque, além de representantes das Escolas Famílias Agrícolas do Pacuí, Perimetral Norte, Carvão, Maracá e da Escola Agroecológica do Macacoari.
Essa presença diversa tem despertado o interesse de pesquisadores e lideranças internacionais, que veem no modelo amapaense um exemplo de integração entre comunidades, governo e educação.
Entre elas está a cientista e pesquisadora holandesa Caroline Bulstra, que também se disse encantada com a diversidade e o compromisso do Amapá com a Amazônia.
“Descobri aqui todos os trabalhos que vocês realizam e os diversos projetos voltados à preservação da floresta amazônica, mesmo enquanto desenvolvem outras iniciativas. Vi, por exemplo, a produção de açaí e outras frutas, e achei tudo muito inspirador. Eu amaria aprender mais”, contou Caroline.
A COP da Amazônia
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) iniciou nesta segunda-feira, 10, e segue até 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará. Realizada pela primeira vez na Amazônia, a COP30 reúne lideranças mundiais, cientistas, representantes de governos, empresas, organizações e sociedade civil para discutir soluções concretas diante da crise climática. A presença robusta do Amapá simboliza o fortalecimento da região no centro das discussões globais sobre sustentabilidade.
Com cerca de 73,5% de seu território sob proteção ambiental, incluindo unidades de conservação, terras indígenas e quilombolas, o Governo do Estado pretende mostrar que é possível unir conservação ambiental, inovação e desenvolvimento social.
A iniciativa é resultado de um esforço conjunto de órgãos estaduais, como as fundações de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), e as Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), Cultura (Secult), Meio Ambiente (Sema), Planejamento (Seplan), Povos Indígenas (Sepi), Juventude (Sejuv), Educação (Seed), de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional) e a Agência de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá), que atuam de forma integrada na elaboração e apresentação de projetos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!