Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

‘Fiquei empolgada como conseguem conservar a diversidade e a natureza’, diz consultora global da Colômbia ao visitar estande do Amapá na COP30

Katrine de Angeles, da Co-Flourish, elogiou o protagonismo do Amapá e a união entre comunidades e governo em ações voltadas à sustentabilidade e à conservação da Amazônia.

Por Winicius Tavares
11/11/2025 09h17
Katrine de Angeles, consultora global de saúde da Colômbia, durante visita ao estande do Amapá na COP30

A força e a diversidade da delegação amapaense na COP30 chamaram a atenção da doutora e consultora global de saúde Katrine de Angeles, da Colômbia. Ela é Líder de Impacto Social e Engajamento da Co-Flourish, iniciativa vinculada ao Laboratório de Inovação de Harvard, que incentiva soluções comunitárias baseadas na natureza para promover o bem-estar das pessoas e do planeta.

Encantada com o protagonismo do Amapá no evento, Katrine visitou o estande do estado na segunda-feira, 10, em busca de boas práticas e experiências sustentáveis.

“É a minha primeira vez ouvindo sobre o Amapá, e tudo o que soube é muito empolgante, a conservação da biodiversidade, o cuidado com a mãe natureza, tudo isso é realmente impressionante. Também me chamou atenção a forma como vocês vieram para cá, como diferentes comunidades que se reúnem como uma só, mostrando ao mundo como trabalham juntas em prol do bem comum”, falou Katrine.

As pesquisadoras Katrine de Angeles (Colômbia) e Caroline Bulstra (Holanda) visitam o estande do Amapá e destacam o protagonismo do estado na conservação da Amazônia

Neste ano, o Amapá leva à COP30 uma delegação inédita, composta por 25 indígenas de diferentes territórios, como Oiapoque e Tumucumaque, além de representantes das Escolas Famílias Agrícolas do Pacuí, Perimetral Norte, Carvão, Maracá e da Escola Agroecológica do Macacoari. 

Essa presença diversa tem despertado o interesse de pesquisadores e lideranças internacionais, que veem no modelo amapaense um exemplo de integração entre comunidades, governo e educação.

Entre elas está a cientista e pesquisadora holandesa Caroline Bulstra, que também se disse encantada com a diversidade e o compromisso do Amapá com a Amazônia.

“Descobri aqui todos os trabalhos que vocês realizam e os diversos projetos voltados à preservação da floresta amazônica, mesmo enquanto desenvolvem outras iniciativas. Vi, por exemplo, a produção de açaí e outras frutas, e achei tudo muito inspirador. Eu amaria aprender mais”, contou Caroline.

Cientista e pesquisadora holandesa Caroline Bulstra

A COP da Amazônia

A  30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) iniciou nesta segunda-feira, 10, e segue até 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará. Realizada pela primeira vez na Amazônia, a COP30 reúne lideranças mundiais, cientistas, representantes de governos, empresas, organizações e sociedade civil para discutir soluções concretas diante da crise climática. A presença robusta do Amapá simboliza o fortalecimento da região no centro das discussões globais sobre sustentabilidade.

Com cerca de 73,5% de seu território sob proteção ambiental, incluindo unidades de conservação, terras indígenas e quilombolas, o Governo do Estado pretende mostrar que é possível unir conservação ambiental, inovação e desenvolvimento social.

A iniciativa é resultado de um esforço conjunto de órgãos estaduais, como as fundações de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), e as Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), Cultura (Secult), Meio Ambiente (Sema), Planejamento (Seplan), Povos Indígenas (Sepi), Juventude (Sejuv), Educação (Seed), de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional) e a Agência de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá), que atuam de forma integrada na elaboração e apresentação de projetos.

Delegação do Amapá reúne representantes indígenas, pesquisadores, estudantes e gestores públicos na COP30, em Belém

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!