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Governo do Amapá avança na construção do Projeto Político Pedagógico das Escolas Indígenas Wajãpi, em Pedra Branca do Amapari

Educadores, lideranças e instituições parceiras participaram de oficinas pedagógicas na aldeia Aramirã, localizada no Território Indígena Wajãpi.

Por Marcio Bezerra
11/11/2025 18h45
Representantes do povo Wajãpi, professores e equipes técnicas da Seed, TRE-AP e Iepé participam da oficina de construção do PPPEW

O Governo do Amapá realizou mais uma etapa do processo de construção do Projeto Político Pedagógico das Escolas Indígenas Wajãpi (PPPEW). As atividades aconteceram entre os dias 5 e 10 deste mês, na aldeia Aramirã, localizada no Território Indígena Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) e o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé). Participaram da oficina as oito escolas indígenas e seus anexos, professores e representantes da comunidade local. A coordenação foi realizada pelo Iepé, em articulação com equipes técnicas da Seed.

Durante cinco dias de atividades, nos turnos da manhã e da tarde, os participantes se engajaram em momentos de estudo, escuta qualificada e construção coletiva do documento que irá orientar a organização pedagógica e administrativa das unidades de ensino indígena da região.

O objetivo da oficina é fortalecer o diálogo entre escola e comunidade, valorizando a identidade do povo Wajãpi por meio da preservação da língua, das práticas culturais e das formas próprias de organização social.

A oficina teve o objetivo de fortalecer o diálogo entre escola e comunidade, valorizando a identidade do povo Wajãpi por meio da preservação da língua, das práticas culturais e das formas próprias de organização social

Entre os temas abordados estavam:

  • Bases legais da Educação Escolar Indígena;
  • Relação entre escola e comunidade;
  • Papel das salas anexas no contexto territorial;
  • Organização do Sistema Modular de Ensino Indígena (Somei);
  • Identidade e objetivos do projeto político-pedagógico;
  • Princípios norteadores e funcionamento das escolas indígenas.

O processo formativo contou com rodas de conversa, escutas sensíveis e trocas de saberes entre lideranças indígenas, professores e representantes das instituições parceiras. Cada contribuição colaborou para que o documento refletisse a realidade, os valores e os sonhos do povo Wajãpi.

O PPPEW reconhece a escola como espaço físico de ensino, mas também como parte integrante do modo de viver, ensinar e aprender dos povos indígenas, respeitando e promovendo sua cultura, história e autonomia.

A construção do projeto reafirma o compromisso do Governo do Amapá com uma educação escolar indígena diferenciada, intercultural, multilíngue e comunitária, em conformidade com a legislação nacional e os direitos dos povos originários.

O PPPEW reconhece a escola como espaço físico de ensino, mas também como parte integrante do modo de viver, ensinar e aprender dos povos indígenas

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ÁREA: Educação