Amapá sedia criação de Comitê de Mulheres do GCF durante roda de conversa na COP30
Evento reuniu lideranças do Brasil, Colômbia e México em debate sobre empoderamento feminino e justiça climática
A força das mulheres pela justiça climática ganhou destaque na agenda do estande do Amapá na COP30, na quinta-feira, 13. A roda de conversa com líderes da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force) promoveu um amplo debate sobre o papel feminino na defesa do meio ambiente, reunindo representantes do Amapá, Acre, Bahia, São Paulo, além de países da América Latina, como Colômbia e México.
Com a participação de jovens, ativistas, empreendedoras e gestoras públicas, o encontro foi marcado pelo intercâmbio de experiências e pela criação de um grupo de trabalho, o Comitê de Mulheres do GCF, cuja sede será no Amapá. O grupo atuará na promoção de formações, oficinas e capacitações voltadas ao fortalecimento da liderança feminina em pautas climáticas, florestais, de sustentabilidade, empreendedorismo e inovação.
Durante a roda de conversa “Mulheres para Clima e Floresta”, foram definidos três encaminhamentos principais. O primeiro é a criação do Grupo de Trabalho das Mulheres para Clima e Floresta, no âmbito do GCF, com representantes do Brasil, Colômbia, Equador, México, Bolívia, Indonésia e Peru. O grupo também será responsável por planejar os próximos encontros e reunir mulheres de diferentes áreas, como empreendedoras, extrativistas e produtoras sustentáveis, para troca de experiências e fortalecimento da liderança feminina na agenda climática.
Aos 78 anos, a empreendedora Antônia Bezerra, da startup Amazom BioProtein, empresa de bioeconomia, não escondeu a alegria em fazer parte da iniciativa inovadora que fortalece o protagonismo feminino.
"Hoje, com muito orgulho, faço parte das mulheres da floresta e deste Grupo de Trabalho pelo GCF e pela Sema, que vai trabalhar o empoderamento feminino e fortalecer o trabalho que já realizamos. Comemoramos mais uma conquista: recebemos um aporte financeiro por meio do Governo do Amapá, Setec e Fapeap. Meu profundo agradecimento ao Governo do Amapá pelo apoio e incentivo", declarou emocionada.
Em clima de comemoração, a secretária de Estado de Meio Ambiente do Amapá, Taisa Mendonça, destacou que, no quarto dia da COP30, "A COP da Amazônia", o estado reafirma o protagonismo no maior evento ambiental do planeta.
"Tivemos aqui no estande do Amapá, na Zona Verde, uma roda de conversa da Força-Tarefa pelo Clima, o GCF. Mas não foi uma roda de conversa qualquer: anunciamos a criação do Grupo de Trabalho de Mulheres pelo Clima e Florestas, trazendo para o centro da discussão estratégias climáticas e o papel das mulheres que atuam nessa frente, não só na gestão pública, mas também no empreendedorismo e no movimento social, para intensificar a atuação nas questões de mudanças climáticas", enfatizou Taisa.
A diretora da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), Colleen Lyons, destacou a atuação do Amapá na COP30 e parabenizou o espaço que possibilita encontros e avanços.
"Quero parabenizar o Amapá por proporcionar esse espaço na COP30, que possibilitou este encontro de Mulheres para o Clima e Florestas. Discutimos como fortalecer a liderança feminina nos governos e em parceria com empreendedoras, extrativistas, acadêmicas e sociedade civil. A ideia é compartilhar iniciativas bem-sucedidas que podem ser replicadas, promovendo lideranças femininas efetivas em Clima e Floresta", ressaltou Colleen.
Com foco na sustentabilidade, o Grupo de Trabalho evidencia o engajamento feminino nas questões climáticas e aposta em negócios verdes provenientes das florestas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!