Cuidado que começa pela boca: equipe do HCA é capacitada em saúde bucal para aprimorar a atenção às crianças da UTI
Durante dois dias, a equipe de enfermagem neonatal teve acesso a orientações sobre práticas de cuidado para garantir uma assistência humanizada, segura e integral aos pequenos pacientes.
O cuidado com a saúde começa pela boca, e no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá, esse princípio é levado a sério. Enfermeiros e técnicos de enfermagem da unidade participaram, nesta semana, de uma capacitação voltada para a saúde bucal de crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A ação faz parte das práticas de atualização profissional do hospital e reforça o compromisso do Governo do Amapá em garantir uma assistência humanizada, segura e integral aos pequenos pacientes.
A atividade foi conduzida pela equipe de Odontologia do HCA, que atua diariamente dentro da UTI, com foco na prevenção de infecções orais e respiratórias. A responsável técnica de Odontologia, Marcela Furtado, especialista em odontopediatria, explica que a atuação do setor é essencial para evitar complicações graves, como a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), comum em pacientes intubados.
“A odontologia dentro da UTI do novo HCA tem a função de diminuir infecções que geralmente começam pela boca. Os pacientes intubados têm uma porta de entrada para bactérias, e nossa atuação é justamente reduzir esse risco. Com a higienização bucal correta, conseguimos prevenir casos de pneumonia associada à ventilação mecânica”, explica Marcela.
Tecnologia a favor da saúde
Durante os dois dias de capacitação, quarta e quinta-feira, 12 e 13, a equipe de enfermagem foi orientada sobre os protocolos de atendimento odontológico dentro da UTI, incluindo técnicas de higienização do tubo ‘orofaríngeo’, dos dentes, da mucosa, além da identificação de possíveis lesões e infecções secundárias. Segundo a odontopediatra, o trabalho é feito de forma contínua, de segunda a sexta-feira, por todo o HCA, e envolve o uso de tecnologias que auxiliam na recuperação dos pacientes.
“Recentemente, introduzimos o uso do laser de baixa potência — vermelho e infravermelho — que ajuda na cicatrização de lesões, reduz a dor e melhora a coagulação. Isso reduz as portas de entrada para infecções e acelera o processo de cura. São pequenas ações que fazem uma grande diferença”, acrescenta Marcela.
Atendimento integral
A odontóloga destaca ainda que o cuidado bucal vai além da UTI. A equipe também atende as enfermarias e a Unidade de Cuidados de Longa Permanência (UCLP), onde permanecem crianças traqueostomizadas que precisam de acompanhamento contínuo. Além do atendimento direto, o setor realiza orientações para familiares e cuidadores sobre a higiene adequada e segura, especialmente em casos delicados.
Atualmente, a UTI do HCA possui dois setores — UTI 1, com 16 leitos. A equipe de Odontologia é composta pelos dentistas Marcela Furtado, Lorena Anajosa e Roberto Lima, além da técnica Kelly Almeida. Juntos, eles garantem que o cuidado com a saúde bucal alcance todas as crianças internadas, contribuindo para o bem-estar e a recuperação mais rápida dos pequenos.
“A saúde começa pela boca, e nosso objetivo com essa orientação foi reforçar a importância desse cuidado. São materiais simples, rotinas diárias, mas que evitam complicações sérias. Às vezes, resolver uma pequena lesão hoje evita um problema grave no futuro”, conclui Marcela.
A capacitação faz parte das ações permanentes do HCA para fortalecer o trabalho integrado entre as equipes multiprofissionais e ampliar a qualidade da assistência prestada às crianças do Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!