Governo do Estado fortalece imunização no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima com campanha de vacinação para profissionais de saúde
Iniciativa imuniza profissionais do Hcal contra influenza e covid-19, fortalecendo a proteção durante o inverno amazônico.
O Governo do Amapá promoveu no Hospital de Clinicas Alberto Lima (Hcal), uma campanha de vacinação voltada aos profissionais de saúde, reforçando ações de humanização e cuidado com os trabalhadores que atuam diretamente na assistência hospitalar.
A iniciativa integra a campanha nacional de imunização contra a influenza, coordenada pelo Ministério da Saúde, que estabelece os profissionais da saúde como grupo prioritário e aconteceu no auditório do Hcal, em Macapá, pela manhã e tarde desta segunda-feira, 15.
Na Região Norte, a liberação da vacina contra a influenza ocorre no segundo semestre, com início em outubro. Para os trabalhadores da saúde, a aplicação foi autorizada a partir de novembro, possibilitando a realização da campanha no Hcal em um momento estratégico, com a proximidade do inverno amazônico, período marcado pelo aumento de doenças respiratórias.
A ação segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e é executada no estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/AP). No Hcal, a campanha é coordenada pelo Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalhador do Hcal, garantindo o acesso dos profissionais à imunização dentro do próprio ambiente de trabalho.
Segundo a enfermeira Juci Farias que está na organização da vacinação, esse momento é uma medida essencial para reduzir riscos ocupacionais e prevenir agravamentos de quadros respiratórios.
“A imunização dos profissionais de saúde é fundamental, principalmente neste período que antecede o inverno amazônico. Estamos diariamente expostos ao risco biológico, e a vacina é uma forma de proteção que evita complicações e contribui para a segurança de quem cuida e de quem é cuidado”, destacou.
Esta é a segunda campanha de vacinação realizada no Hcal em 2025. A primeira ocorreu em julho, com a oferta de diversas vacinas, como hepatite B. Já a ação atual tem foco na imunização contra influenza e covid-19, com o objetivo de alcançar o maior número possível de trabalhadores da unidade.
Para o diretor da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Edgar Nunes, a estratégia de levar a vacinação para dentro do hospital facilita o acesso e amplia a adesão dos profissionais, momento que ele aproveitou para tomar sua dose de imunização.
“Realizar a vacinação no próprio ambiente de trabalho facilita o acesso dos profissionais, otimiza o tempo e incentiva a adesão. Essa iniciativa demonstra o cuidado do Governo do Estado com quem está na linha de frente, fortalecendo a proteção coletiva e garantindo a continuidade dos serviços de saúde, aproveitei e já tomei minha dose de imunização”, ressaltou Nunes.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado em valorizar os profissionais de saúde e investir em ações que promovam um sistema mais humano, seguro e preparado para atender a população.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!