Governo do Estado nomeia mais 398 novos servidores da educação para reforçar a rede estadual de ensino do Amapá
Está é a 4ª turma do concurso público de 2022. Professores, pedagogos e cuidadores atuarão em oito municípios.
Em uma cerimônia marcada pela emoção da realização de sonhos, o governador do Amapá, Clécio Luís, nomeou 398 novos servidores da educação nesta quinta-feira, 18, em Macapá. Esta é a 4ª turma do concurso público da educação de 2022, totalizando mais de 2,3 mil convocados e 1.930 empossados.
Esta já é a maior convocação do Amapá em mais de 10 anos. Os novos servidores também já iniciam suas carreiras com salários-base de quase 30% acima do piso nacional. Na oportunidade, Clécio Luís ressaltou que os servidores chegam em um novo momento da educação, de grandes investimentos na infraestrutura e modernização das escolas.
“A gente já avançou bastante. Só agora vamos entregar 15 mil chromebooks, notebooks prontos para a educação, fora os laboratórios, além de cadeiras, mesas, enfim, muito material didático, equipamentos, climatização, uma série de coisas que somam grandes investimentos na rede. Ainda falta muito, mas nunca teve, eu garanto a vocês, tantas escolas construídas e reconstruídas em tão pouco tempo, além daquelas reformas que fizemos nas escolas que não podiam esperar. E é por isso que é tão importante para mim, como professor, todos nós aqui em um momento como esse, para que vocês saibam da importância de vocês”, falou Clécio.
Ainda durante a cerimônia, o governador Clécio anunciou o encaminhamento de um projeto de lei para a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) para o aumento do número de vagas para pedagogos e cuidadores, possibilitando a convocação de ainda mais candidatos do certame.
Os novos servidores serão empossados pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) entre 12 e 16 de janeiro de 2026, e passarão pelo curso de formação entre 19 e 30 de janeiro, que será realizado em parceria com a Escola de Saberes Públicos (Esap).
“Nós vamos esperar vocês, novos servidores, para a formação, que é muito importante, e depois no dia 2 de fevereiro, no início do ano letivo, para estarem reforçando o trabalho em nossas escolas, ajudando nesse processo”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos.
O concurso da educação de 2022 ofertou vagas para professores da educação básica e profissional, pedagogos, cuidadores e intérpretes de Libras para dar suporte à rede estadual de ensino. Desde a divulgação do resultado final do certame, homologado em 14 de julho de 2023, o Governo do Amapá atuou para integrar os novos profissionais ao quadro do magistério.
Entre os novos profissionais, estão 231 professores, 75 pedagogos e 92 cuidadores, que irão atuar em escolas da rede estadual, de áreas urbanas e rurais, de oito municípios do estado, sendo: Amapá, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Santana e Tartarugalzinho.
“São 398 sonhos aqui. Todos lutaram muito e chegamos aqui nesse momento feliz, alegre, de vitória, porque todos vocês são vitoriosos. O mais importante do servidor público é servir a sociedade, e ainda mais quando é um profissional da educação, porque a educação transforma a vida das pessoas”, frisou a secretária de Estado da Administração, Cinthya Mendes.
Uma das servidoras nomeadas é a pedagoga Emanuelle Yasmin Cabral, que atuará na área urbana da capital. Segundo ela, o momento de espera pela convocação foi um misto de ansiedade e esperança, mas que valeu a pena.
“Hoje é um momento de muita emoção, um momento especial e único na minha vida, conquistando o meu lugar, o meu espaço para poder compartilhar conhecimento e contribuir com a educação do estado do Amapá. É extremamente maravilhoso estar aqui, podendo participar da nomeação junto com os meus colegas, junto com o governador, os secretários e todas as pessoas que fazem parte desse processo. É um sentimento de muita gratidão no coração, porque estou junto com a minha família também, podendo compartilhar esse momento”, diz Emanuelle.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!