'Somos colegas de trabalho na missão de transformar vidas pela educação', celebra Clécio Luís na nomeação de 398 profissionais de educação
Com esta cerimônia, já são 1.948 novos servidores efetivos na educação nomeados e empossados nesta gestão, fortalecendo a rede de ensino.
Em uma cerimônia com fortes emoções e sentimento de gratidão nesta quinta-feira, 18, o governador Clécio Luís nomeou mais 398 profissionais da educação no quadro de servidores públicos. O ano letivo de 2026 vai iniciar com mais 231 professores, 75 pedagogos e 92 cuidadores para os estudantes da rede pública.
“Recebemos novas servidoras e servidores públicos que passam a ser meus colegas de trabalho. Antes de ser governador, eu sou professor, e é com esse olhar de quem conhece a sala de aula que vejo professores, professoras, pedagogos, cuidadores e cuidadoras chegarem para fortalecer o time da educação e assumir, conosco, a missão de transformar vidas por meio do serviço público”, celebrou o governador.
Esta é a 4ª turma convocada pela gestão do concurso da educação, realizado em 2022. Com esta chamada, o Estado alcança 1.948 novos servidores efetivos na educação, consolidando o maior chamamento de profissionais da área em mais de 10 anos, cumprindo o compromisso do Plano de Governo de convocar aprovados em concursos públicos e fortalecer o quadro da rede estadual de ensino.
O serviço público é uma oportunidade traçada por cada concursado. Com a chamada feita pela gestão e a efetivação, o fruto colhido é um novo futuro. É o caso de Karla do Socorro, pedagoga, que viveu anos de dedicação até a aprovação.
“Essa conquista representa muito mais do que a aprovação em um concurso. É o resultado de anos de dedicação, do apoio da nossa família e da fé que nos sustentou durante todo o processo. Hoje, assumimos esse compromisso com responsabilidade e com o desejo genuíno de contribuir para uma educação pública mais justa, humana e transformadora”, disse a pedagoga, nomeada nesta quinta-feira.
Os professores e pedagogos ingressam no serviço público estadual com salário inicial de R$ 6.600,98, enquanto os cuidadores recebem R$ 3.358,72, reforçando a política de valorização dos profissionais da educação adotada pelo Governo do Amapá. Os novos nomeados vão atuar em 8 municípios do estado: Amapá, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Santana e Tartarugalzinho, atendendo áreas urbanas e rurais.
Após a nomeação, os profissionais tomarão posse na Secretaria de Estado da Administração (Sead) entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2026.
Em seguida, de 19 a 30 de janeiro, participarão de um curso de formação, realizado em parceria com a Escola de Saberes Públicos (Esap).
As convocações, nomeações e posses demonstram o compromisso contínuo do Governo do Amapá com a valorização da educação e o fortalecimento da rede de ensino, garantindo o pleno funcionamento das escolas, o suporte pedagógico e o atendimento adequado aos alunos com deficiência e necessidades específicas.
Ao ampliar convocações e prorrogar concursos, o governador Clécio Luís institui um legado de fortalecimento da administração pública e assegura a entrada de novos servidores em instituições estratégicas, como a Educação, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil e a Polícia Científica. Com essa política, a gestão reafirma seu compromisso com a geração de emprego e renda e se consolida como a que mais investe em concursos na história do Amapá, garantindo mais qualidade, eficiência e preparando o estado para o futuro.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!