Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

‘Estou muito feliz, esse momento passa o filme de muitas lutas’, diz professor nomeado no concurso da educação do Governo do Amapá

Arleson Noite, de 35 anos, integra a 4ª turma do concurso público da educação de 2022 e destaca a persistência como caminho para a conquista na tão sonhada vaga.

Por Breno Pantoja
20/12/2025 10h00
Arleson Noite, sendo nomeado professor na 4° chamada da educação

A nomeação de mais 398 novos servidores da educação pelo Governo do Amapá, realizada nesta quinta-feira, 18, em Macapá, foi marcada por histórias de superação, esperança e perseverança. Entre os nomeados está o professor de Geografia Arleson Noite, de 35 anos, que celebra a realização de um sonho construído ao longo de anos de dedicação aos estudos, mesmo diante de uma rotina intensa de trabalho e responsabilidades familiares.

'Somos colegas de trabalho na missão de transformar vidas pela educação', celebra Clécio Luís na nomeação de 398 profissionais de educação

“Foi uma luta, um período de muita esperança e também de angústia, mas deu tudo certo. Estou muito feliz nesse momento. É algo simbólico, que passa o filme de muitas lutas”, afirmou o novo servidor, emocionado ao relembrar o caminho percorrido até a nomeação.

A solenidade reuniu os mais novos 398 profissionais da educação no Amapá

Arleson já trabalhou como professor no Sesi, como professor substituto na Universidade Federal do Amapá (Unifap), no campus Binacional, em Oiapoque e na Escola Estadual Josefa Jucileide. Filho de trabalhadores, ele destaca que a preparação para o concurso exigiu esforço redobrado, especialmente por conta das dificuldades materiais e da conciliação entre trabalho, estudos e a vida familiar.

“A gente que é filho de trabalhadores enfrenta muitas dificuldades. É uma luta interna e externa para vencer. Trabalhar, estudar e ainda cuidar dos filhos não foi fácil, mas deu certo”, relatou o educador.

Com a maior parte do dia dedicada ao trabalho, Arleson diz que a madrugada foi o único momento possível para estudar. Segundo ele, a disciplina e o foco foram fundamentais para alcançar o objetivo.

“Só dava para estudar pela madrugada, que era o momento em que eu conseguia me concentrar. Durante o dia estava no trabalho e o pouco tempo livre ainda era dedicado à família”, contou.

Arleson integra a 4ª turma do concurso público da educação de 2022, que totaliza mais de 2,3 mil convocados e 1.930 empossados, consolidando a maior convocação da área no Amapá em mais de 10 anos

Na preparação, o professor priorizou conteúdos estratégicos, focados principalmente em legislação e língua portuguesa. Para ele, foram as disciplinas que receberam mais atenção.

Agora, nomeado como professor da rede estadual, Arleson projeta uma atuação comprometida com a transformação social por meio da educação. Ele destaca que sua expectativa é contribuir diretamente para a formação de estudantes, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, realidade que ele próprio já vivenciou.

“Minha expectativa é a melhor possível. A educação transforma, e muitos estudantes são pessoas carentes, que já estiveram no lugar em que eu estive. Vai ser uma jornada de transformação de pessoas”, ressaltou.

A última vez que mil profissionais da educação foram nomeados pelo Governo do Amapá foi em 2012

Em sala de aula, o professor pretende adotar uma metodologia construtivista, valorizando o protagonismo dos estudantes e seus conhecimentos prévios.

“Penso no estudante como protagonista e no professor como mediador entre o conhecimento que ele já tem e o conhecimento científico”, pontuou.

Arleson integra a 4ª turma do concurso público da educação de 2022, que totaliza mais de 2,3 mil convocados e 1.930 empossados, consolidando a maior convocação da área no Amapá em mais de 10 anos. Os novos servidores atuarão em escolas urbanas e rurais de oito municípios do estado, fortalecendo a rede estadual de ensino e reafirmando o compromisso do Governo do Amapá com a valorização da educação pública.

O concurso

O concurso da educação aconteceu em 2022, e contou com vagas para professores da educação básica e profissional, pedagogos, cuidadores e intérpretes de Libras. O resultado final do concurso foi homologado em 14 de julho de 2023.

A primeira turma de servidores foi nomeada no dia 12 de janeiro de 2024, com 545 profissionais. No dia 23 de abril do mesmo ano, outros 523 servidores integraram o quadro de funcionários efetivos.

A terceira chamada aconteceu no dia 29 de maio, com mais 541 convocados. Destes, 482 foram aprovados no exame médico e seguem para a nomeação. Juntando as três chamadas, já foram convocados mais de 1,7 mil profissionais. A última vez que mil profissionais da educação foram nomeados pelo Governo do Amapá foi em 2012. Ou seja, esta convocação é a maior em mais de 10 anos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação