UPA Zona Norte promove campanha de conscientização sobre abandono de incapaz nas unidades de saúde
Iniciativa reforça a humanização do atendimento e ocorre a partir de caso real acompanhado atualmente pela UPA.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Florência Souza, na Zona Norte de Macapá, está reforçando a conscientização sobre o abandono de incapaz na rede hospitalar de saúde pública, com foco na responsabilidade familiar, na ética profissional e na proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa começou após o atendimento de um caso real que vem sendo acompanhado pela equipe multiprofissional da unidade. O paciente R. P. O. buscou a UPA Zona Norte no dia 14 de dezembro, apresentando fraqueza e náuseas. No dia 17, após receber alta médica, retornou à unidade, dessa vez, ao sofrer uma queda associada a uma crise convulsiva.
Desde então, ele encontra-se nas dependências da unidade em situação de abandono e negligência familiar. Mesmo não estando dentro do perfil assistencial da UPA para internação prolongada, o paciente permanece sob cuidados por não ter condições físicas e sociais de retornar sozinho ao seu domicílio.
De acordo com a diretora da UPA Zona Norte, Mary Ellen Moura, todas as medidas assistenciais já foram adotadas, incluindo a articulação da rede de apoio. O paciente também apresenta transtorno relacionado à saúde mental.
"Nossa equipe fez uma visita social à residência do paciente, com tentativas de localização e responsabilização dos familiares, além disso, nós realizamos os encaminhamentos pelo Serviço Social. É muito triste ver um caso como este e estamos empenhados em ajudar", reforçou Mary.
A direção ressalta que, enquanto o paciente permanecer na unidade, receberá acolhimento. Assim, está garantida a assistência integral, com cuidados de saúde, alimentação, suporte social, segurança, dignidade e respeito à condição humana dele.
"Reforçamos com toda a nossa equipe a necessidade de atuação ética, solidária e humanizada com este paciente, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde [SUS] e da Política Nacional de Humanização. A gestão também destaca que não serão admitidos termos pejorativos ou julgamentos em relação ao paciente", pontuou.
A UPA Zona Norte segue buscando um familiar ou uma alternativa para o caso, com compromisso e a colaboração de todos os profissionais e dos órgãos responsáveis, reforçando que o enfrentamento do abandono de incapaz é uma responsabilidade coletiva que envolve família, sociedade e poder público.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!