Réveillon do Amapá: maratona de shows exige reforço na hidratação; veja dicas da Saúde
A Secretaria de Saúde reforça cuidados para curtir com segurança a maratona de shows do maior Ano-Novo da Amazônia, que ocorre de 27 a 31 de dezembro.
O Réveillon do Amapá, considerado o maior Ano-Novo da Amazônia, promete cinco dias de muita música, emoção e celebração entre os dias 27 e 31 de dezembro. Para que o público aproveite a maratona de shows com disposição, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça cuidados simples, especialmente com a hidratação, durante os eventos.
Com longas horas ao ar livre, dançando e cantando ao som de grandes atrações que vão desde Anitta a Chitãozinho e Xororó, manter o corpo hidratado é fundamental para evitar mal-estar, cansaço excessivo e outros problemas de saúde.
O médico Clodoaldo Nascimento, da Sesa, alerta que manter o consumo regular de água ajuda a prevenir casos de desidratação, comuns em ambientes de grande público, especialmente shows.
“A água regula a temperatura corporal, mantém a disposição e ajuda a evitar tonturas e fadiga. Crianças e idosos precisam de atenção redobrada, já que são mais suscetíveis aos efeitos da desidratação”, explicou.
Ele também reforça a atenção em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. “Um ponto de atenção é o consumo de bebidas alcoólicas. Como o álcool tem efeito diurético, aumenta a perda de líquidos no organismo, o que reforça a necessidade de intercalar a ingestão com água”, explicou.
Leve sempre uma garrafa de água
Uma das formas mais práticas de garantir a hidratação é levar sua própria garrafa de água. Dê preferência a modelos leves e resistentes. Ter a garrafinha sempre por perto ajuda a criar o hábito de beber água com frequência, sem depender da compra constante de água mineral.
Hidrate-se mesmo sem sentir sede
Durante shows, a empolgação pode fazer com que a sede passe despercebida. A recomendação é beber água regularmente, mesmo sem sentir vontade, especialmente em ambientes quentes e com grande movimentação física.
A hidratação contínua ajuda a manter a energia, a concentração e o bem-estar durante toda a programação.
Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas
Nem todo líquido contribui para a hidratação. Bebidas alcoólicas, por exemplo, podem favorecer a desidratação. O álcool interfere na ação de hormônios responsáveis pelo equilíbrio de água no organismo.
Por isso, a orientação é moderar o consumo e intercalar bebidas alcoólicas com água, além de optar por opções com menor teor alcoólico.
Respeite seus limites e procure apoio se necessário
Caso surjam sinais como tontura, fraqueza, náuseas ou mal-estar, o ideal é interromper as atividades, procurar um local mais fresco e buscar apoio no posto fixo de saúde do Governo do Amapá presentes no evento.
Seguindo essas orientações simples, o público poderá curtir com segurança cada noite do Réveillon do Amapá, aproveitando ao máximo a música, a cultura e a celebração do novo-ano com saúde e responsabilidade.
“O Amapá Virou. E você faz parte disto”
Realizado às margens do Rio Amazonas, no anfiteatro da Fortaleza, o Réveillon do Amapá será entre os dias 27 e 31 de dezembro com programação gratuita, consolidando a capital, Macapá, como rota de grandes eventos da região Norte. O evento é promovido pela iniciativa privada, com parceria do Governo do Estado e apoio do senador Davi Alcolumbre.
O investimento estimado é de R$ 25,6 milhões, com expectativa de movimentar cerca de R$ 4 milhões em faturamento para os empreendedores do setor de alimentos, hospedagem e transporte, além de impulsionar o fluxo turístico.
Com o conceito “O Amapá Virou. E você faz parte disto”, a programação simboliza o novo momento do estado, impulsionado pelo crescimento econômico, pela alta aprovação popular e pela recente visibilidade internacional conquistada durante a COP30.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!