Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
A SAÚDE É PRIORIDADE - VOCÊ FAZ PARTE DISSO

Governo do Estado garante atendimento de saúde contínuo na primeira noite do Réveillon do Amapá 2026

Estrutura pré-hospitalar montada pela Secretaria de Estado da Saúde conta com posto fixo de pronto atendimento, Samu e apoio do Corpo de Bombeiros durante toda a programação.

Por Karla Marques
28/12/2025 02h31
A estrutura inclui posto de atendimento, ambulâncias do Samu e apoio do Corpo de Bombeiros

A primeira noite do Maior Ano-Novo da Amazônia, o Réveillon Amapá 2026, iniciado nesta sexta-feira, 27, contou com um esquema especial de saúde montado pelo Governo do Estado, para garantir atendimento rápido e seguro ao público presente no anfiteatro da Fortaleza de São José.

A estrutura inclui posto fixo de pronto atendimento, equipes multiprofissionais, ambulâncias do Samu e apoio do Corpo de Bombeiros, funcionando diariamente a partir das 18h até o encerramento do evento.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) organizou um serviço pré-hospitalar imediato com pronto atendimento fixo no local, assegurando assistência durante os cinco dias de programação, entre 27 e 31 de dezembro. O objetivo é evitar deslocamentos desnecessários para unidades hospitalares, além de monitorar, estabilizar pacientes em situações de emergência e oferecer suporte clínico e psicológico.

Na primeira noite, o posto de saúde funcionou com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutico. A estrutura dispõe de leitos de observação, poltronas para atendimento, monitores multiparâmetros, desfibrilador cardíaco, oxigênio medicinal e assistência farmacêutica, com medicamentos e insumos para atendimentos de baixa e média complexidade.

O posto funciona com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutico

Para quem trabalha e acompanha de perto a movimentação do público, a presença do posto de saúde faz toda a diferença. A vendedora Eliene Souza relatou um atendimento rápido prestado ainda no início da programação.

“Muito importante ter esse tipo de atendimento aqui. Agora pouco tivemos um caso de uma moça que passou mal perto da gente por ter consumido bebida alcoólica, desmaiou e precisou ser socorrida. Nós chamamos e rapidamente a equipe chegou, já levou para o posto pra ser atendida. Isso é muito bom, ter essa agilidade, saber que o posto médico está aqui pra atender”, destacou Eliene.

Eliene Souza, vendedora

Segundo o enfermeiro Diego Gama, coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa, o Governo do Estado montou um sistema integrado de assistência à saúde para atender a população durante todas as noites do evento.

“Estaremos aqui de 27 a 31 de dezembro, com equipe multiprofissional, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistência farmacêutica. A população pode vir tranquila participar da programação, com a certeza de que, se precisar, estaremos de prontidão para atendê-la”, ressaltou Gama.

Enfermeiro Diego Gama, coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa

De acordo com o coordenador, os atendimentos mais comuns em grandes eventos envolvem casos de ingestão excessiva de álcool, crises de ansiedade e agravamento de comorbidades em pacientes que deixam de fazer uso correto da medicação.

O esquema de saúde também conta com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual, que atua com duas ambulâncias posicionadas em pontos estratégicos da área do evento: uma Unidade de Suporte Avançado (USA), equipada como UTI móvel, e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), responsáveis pelo transporte de pacientes para unidades hospitalares, quando necessário.

O Samu atua com duas ambulâncias posicionadas em pontos estratégicos da área do evento

As ambulâncias estão posicionadas na Avenida Coracy Nunes com a Rua Cândido Mendes e nas proximidades da agência do Banco do Brasil, na orla de Macapá, garantindo resposta rápida às ocorrências.

Além da estrutura montada no local do evento, toda a rede hospitalar estadual está de sobreaviso para atender possíveis demandas geradas durante os dias de programação. No Hospital de Emergência (HE), houve reforço nas equipes médicas, de enfermagem e apoio na porta de entrada para traumas e atendimentos clínicos.

Corpo de Bombeiros

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte e Sul, o Hospital da Mulher Mãe Luzia, o Pronto Atendimento Infantil (PAI) e o Hospital Estadual de Santana também estão organizados para absorver uma possível alta demanda durante o período do Réveillon.

Com o esquema integrado de saúde e segurança, o Governo do Amapá reforça o compromisso de garantir uma programação festiva com responsabilidade, assegurando atendimento rápido, eficiente e humanizado à população durante todas as noites do Réveillon do Amapá.

Equipe do Samu

O Amapá virou. E você faz parte disso 

O Réveillon 2026 adota o conceito “O Amapá virou. E você faz parte disso”, que simboliza não apenas a chegada de um novo ano, mas a transformação vivenciada pelo estado, evidenciada pela aprovação de 70% da população, conforme a última pesquisa pós-Expofeira. A celebração é promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Artístico Cultural e Social Cena Livre, com articulação do presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre.

Mais do que uma festa, o evento consolida-se como um importante motor econômico. Ao longo de cinco noites, de 27 a 31 de dezembro, o Réveillon do Amapá integra turismo, cultura e oportunidades de negócios, reunindo mais de 50 atrações locais na Noite Amapaense. A programação inclui ainda os shows da virada com Nattanzinho Lima, Nattan e a Estação Primeira de Mangueira, além de apresentações do Grupo Revelação, Anitta, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, no Encontro dos Amigos, em Macapá. A Noite das Aparelhagens contou com Crocolive, Transamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360.

O Réveillon do Amapá 2026 também conta com o patrocínio das empresas 7K, Betano, O Boticário, Cartões Caixa e Elo. A edição deste ano promete repetir o sucesso de 2025. Com visibilidade internacional após a COP30, o estado busca transformar o Réveillon em uma vitrine global, fortalecendo a imagem de um Amapá sustentável, moderno e atrativo para investimentos. No entorno do anfiteatro da Fortaleza de São José, a expectativa é de que mais de 250 empreendedores garantam renda extra por meio dos espaços exclusivos disponibilizados pelo Governo do Estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!