Sambódromo recebe ensaios técnicos das 10 agremiações do carnaval amapaense 2026
Durante as passagens, as escolas aproveitam o tempo na avenida para alinhar detalhes de sonorização, canto, bateria, iluminação, evolução e harmonia, além de ajustar o tempo de desfile e a movimentação de alas, carros alegóricos e destaques.
O Sambódromo de Macapá volta a ganhar ritmo, luz e expectativa a partir desta quinta-feira, 5, com o início dos ensaios técnicos das escolas de samba que vão desfilar no Carnaval do Meio do Mundo 2026. Até domingo, 8, as dez agremiações carnavalescas do estado ocupam a Avenida Ivaldo Veras para os últimos ajustes antes dos desfiles oficiais, marcados para os dias 13 e 14 de fevereiro.
A atividade integra a programação organizada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), com investimentos do Governo do Estado. Mais do que um teste, os ensaios funcionam como um verdadeiro "esquenta" para o espetáculo que deve atrair milhares de brincantes e amantes do carnaval.
Durante as passagens, as escolas aproveitam o tempo na avenida para alinhar detalhes de sonorização, canto, bateria, iluminação, evolução e harmonia, além de ajustar o tempo de desfile e a movimentação de alas, carros alegóricos e destaques. A preparação é considerada essencial para garantir fluidez e qualidade na apresentação oficial.
Os ensaios são abertos ao público e, neste ano, contam com arquibancadas gratuitas, aproximando ainda mais a comunidade do processo de construção do espetáculo. A proposta é permitir que os torcedores acompanhem de perto o desempenho das agremiações e sintam, com antecedência, a energia do carnaval.
De acordo com o regulamento da Liesap, cada escola terá 1h20 para o ensaio técnico. O cronograma prevê atividades das 18h às 0h45 no primeiro dia, dedicado ao Grupo de Acesso, e das 19h à 0h nos dois dias seguintes, reservados ao Grupo Especial. Além do tempo de pista, cada agremiação dispõe de 20 minutos para ajustes de som e 60 minutos para reconhecimento do percurso e marcação dos sambistas.
Com batuques afinados, sambas-enredo ecoando e fantasias ganhando vida, o Sambódromo já começa a viver o clima de festa, anunciando que o maior espetáculo popular do Amapá está prestes a tomar conta da avenida.
Confira a programação dos ensaios técnicos:
Quinta-feira, 5
19h – Solidariedade;
21h15 – Emissários da Cegonha;
23h30 – Império da Zona Norte.
Sexta-feira, 6
19h – Embaixada de Samba;
21h15 – Unidos do Buritizal;
23h30 – Império do Povo.
Sábado, 7
19h – Maracatu da Favela;
21h15 – Piratas da Batucada.
Domingo, 8
19h – Boêmios do Laguinho;
21h15 – Piratas Estilizados.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!