Governo do Amapá promove mutirão com 500 cirurgias de catarata em Laranjal do Jari pelo programa Mais Visão
A ação busca reforçar a descentralização da saúde e é voltada a pacientes já agendados para a cirurgia de tratamento de catarata. De outubro de 2024 até o momento, 4.084 atendimentos, entre consultas e exames, já foram realizados pela iniciativa.
O Governo do Amapá reafirma a saúde como prioridade absoluta e leva para o município de Laranjal do Jari, na segunda-feira, 9, uma grande ação de cidadania e cuidado. Por meio do programa Mais Visão, cerca de 500 procedimentos cirúrgicos de catarata serão realizados no município localizado no sul do estado. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo de descentralização dos serviços especializados, que já transformou a realidade da região, e desde outubro de 2024 até o momento, já garantiu 4.084 atendimentos, entre consultas e exames, apenas para os moradores do Vale do Jari.
No panorama estadual, o impacto social é ainda mais expressivo. O Mais Visão já assistiu 121.458 pacientes por todo o Amapá, somando consultas, exames complexos e intervenções cirúrgicas, devolvendo a dignidade e a autonomia a milhares de amapaenses.
Para o responsável técnico do Serviço de Oftalmologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Fernando Paraense, a ação em Laranjal do Jari é um exercício prático de justiça social.
"O Governo do Estado tem tratado a saúde da população como prioridade e a saúde oftalmológica não tem sido diferente. A ação no extremo sul do estado é uma forma de levar o serviço de especialidade até o cidadão usando a equidade como ponto principal. É responsabilidade com a saúde: operar o paciente em seu próprio município, caso ele precise, facilita a vida das pessoas", destacou Paraense.
Atendimento humanizado e especializado
Diferente de ações pontuais realizadas anteriormente, o Mais Visão agora conta com um serviço fixo em Laranjal do Jari. A estrutura de consultas funciona no antigo prédio da Defesa Civil, no Bairro Prosperidade, enquanto as cirurgias deste mutirão ocorrerão no Hospital Estadual de Laranjal do Jari (HELJ).
"A parceria com o Hospital de Laranjal do Jari torna o procedimento mais eficaz e seguro, proporcionando ao paciente melhor segurança no ato cirúrgico", reforça Fernando Paraense.
O chefe do serviço de Oftalmologia do Amapá, Júlio César das Graças Souza e Silva, também pontua a importância do fluxo de cuidado. Segundo ele, o programa não se limita à cirurgia, mas envolve todo um diagnóstico preciso com exames de alta tecnologia, como tomografia do globo ocular e ultrassom.
Foco na catarata e critérios de acesso
O programa Mais Visão é fruto de uma cooperação técnica, firmada em 2023, com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), que apoia a execução dos atendimentos. A gerente do programa Mais Visão no Jari, Alice Alves, detalha a meta para esta segunda-feira e explica o perfil dos pacientes que serão atendidos no mutirão.
"Serão atendidos em Laranjal do Jari aproximadamente 500 pacientes. As cirurgias serão realizadas naqueles que já aguardavam pelo procedimento de catarata. No município, realizamos especificamente cirurgias de catarata e consultas, mas vale lembrar que o Mais Visão atende em Macapá diversas outras subespecialidades, como retina, glaucoma e estrabismo", explicou Alice.
Como acessar o Mais Visão
O Governo do Amapá mantém as portas abertas para quem precisa de cuidados visuais. Para os moradores de Laranjal do Jari, o fluxo de atendimento é simples:
- Idade 50+: Não precisa de encaminhamento. Basta procurar o prédio do Mais Visão (Av. João Queiroga, Bairro Prosperidade) com documentos pessoais para agendar a avaliação.
- Menores de 50 anos: Devem apresentar encaminhamento médico (clínico geral ou outra especialidade) para marcar a consulta.
- Agendamento: O serviço funciona de segunda a sábado e também disponibiliza atendimento via WhatsApp para facilitar a marcação.
Além da catarata,, o "carro-chefe" do programa, o Mais Visão atua no combate ao pterígio (carne crescida), erros refrativos (necessidade de óculos) e complicações da retinopatia diabética, garantindo que o amapaense enxergue um futuro com muito mais clareza.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!