Valorização: Projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’ garante saúde ocular e assistência especializada a servidores do Amapá
Iniciativa do Governo do Estado já realizou mais de mil atendimentos oftalmológicos especializados, alcançando diversas secretarias e garantindo assistência integral a todo o funcionalismo público.
Com o compromisso de fortalecer a política de atenção à saúde de quem dedica a vida ao serviço público, o Governo do Amapá vem transformando a realidade de milhares de profissionais por meio do projeto "Cuidando de Quem Cuida". A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), oferece acesso integral a serviços de oftalmologia, incluindo consultas completas e exames de média e alta complexidade, reafirmando a valorização do funcionalismo estadual.
Os atendimentos ocorrem prioritariamente no Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá, que dispõe de infraestrutura moderna e equipamentos de ponta. O projeto possui caráter abrangente e já alcançou servidores de diversas frentes, como os da Central de Abastecimento Farmacêutico (Cesa), Secretaria de Estado da Administração (Sead), Palácio do Setentrião, Polícia Científica (Politec), e de unidades hospitalares como os hospitais da Mulher Mãe Luzia e o Estadual de Laranjal do Jari.
De acordo com o enfermeiro responsável pelo Serviço de Oftalmologia do Hcal, Fernando Paraense, a iniciativa nasceu da necessidade de olhar para o bem-estar do trabalhador.
"É um projeto muito bonito que a gente desenvolveu para atender esses profissionais que dedicam horas, dias e anos para cuidar do outro; por isso o nome: “Cuidando de Quem Cuida”. Já realizamos mais de mil atendimentos, garantindo que o servidor passe pela consulta de refração e, caso o médico identifique necessidade, ele já saia com a cirurgia agendada, encaminhamento para subespecialidades ou até mesmo com a medicação tópica [colírio] em mãos", destacou Paraense.
Fluxo de Atendimento
Para que os órgãos e secretarias sejam beneficiados, o processo é administrativo e direto. A instituição interessada deve encaminhar um ofício à direção do Hcal solicitando o serviço. A equipe do projeto responde ao documento conforme a disponibilidade de agenda e organiza a logística.
De acordo com o chefe do Serviço de Oftalmologia do Hcal, Júlio César das Graças, embora o centro cirúrgico e os equipamentos de grande porte estejam concentrados em Macapá, o projeto também atua de forma itinerante e por meio de parcerias.
“Servidores de municípios mais distantes, como Laranjal do Jari e Vitória do Jari, também são assistidos: as direções das unidades locais encaminham as listagens e o Hcal organiza datas específicas para receber esses profissionais, garantindo que a distância não seja um obstáculo para o cuidado”, pontua Júlio César.
Assistência Completa
O diferencial do "Cuidando de Quem Cuida" é a resolutividade. Durante a ação, o servidor conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos oftalmologistas, enfermeiros, assistentes sociais e farmacêuticos. Mais do que um exame de vista para troca de óculos, o projeto identifica patologias precocemente, assegurando o tratamento imediato e preservando a capacidade laboral e a qualidade de vida daqueles que movem a máquina pública amapaense.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!