Ações integradas de inteligência, drones e videomonitoramento com inteligência artificial reforçam a proteção no maior Carnaval da Amazônia
Segurança durante desfile das escolas de samba nesta sexta-feira, 13, alia diferentes modalidades de policiamento com tecnologia de ponta.
Quem passa pelo perímetro externo do sambódromo, onde ocorrem os desfiles das escolas de samba do Amapá, e vê um policial concentrado em um controle pouco maior que a palma de uma mão, não sabe, mas grandes extensões de área estão sendo monitoradas. O capitão da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), Rodrigo Cascaes, operador de um dos 15 drones empregados pelo Governo do Estado no maior Carnaval da Amazônia, explica que a tecnologia é uma importante aliada para “ver onde os olhos não alcançam”.
“É um equipamento moderno, com boa autonomia de tempo de vôo, visão térmica e noturna que permite às forças de segurança observar indivíduos nitidamente a mais de 200 metros de distância, mesmo que eles tentem se esconder. Trata-se de mais um investimento estratégico da gestão estadual que nos permite prevenir crimes e garantir a tranquilidade neste importante evento”, assegurou o Capitão Cascaes.
Outra ferramenta inédita é o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), também conhecido como “Carreta da Segurança”. Com uma rede completa de câmeras de longo alcance cobrindo cerca de 9km de área em torno do sambódromo, a ferramenta intensifica a vigilância principalmente contra foragidos, indivíduos e situações de agressão e risco identificadas automaticamente por inteligência artificial.
“Com toda essa tecnologia o objetivo é o mesmo, garantir a segurança das famílias, dos foliões e também de quem aproveita dessa festividade para trabalhar, empreender e gerar renda. Além dos drones, da carreta e de todo o policiamento ostensivo, também estamos com diversas equipes de inteligência, próximas da população, monitorando qualquer situação de risco para garantir um carnaval seguro para todos”, concluiu o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Felipe Vieira.
Mais Segurança no maior Carnaval da Amazônia
O plano operacional que o Governo do Amapá preparou para a segurança do carnaval 2026 conta com a atuação de 1.517 agentes de segurança distribuídos ao longo da programação oficial do Carnaval. A operação inclui apoio de 85 viaturas, um helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), vinculado à Sejusp, além de 15 drones.
O policiamento é realizado de forma integrada, com equipes a pé, em viaturas, no trânsito e com monitoramento aéreo, garantindo ampla cobertura e reforço na segurança dos foliões, contando ainda com uma Central de Comando e Controle Móvel equipada com recursos de Inteligência Artificial, controle de tornozeleiras eletrônicas, câmeras de longo alcance e integração em tempo real entre a central de monitoramento e as diferentes modalidades de policiamento.
Carnaval 2026: Segurança, Inclusão e Fomento Econômico
O Carnaval no Sambódromo é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre. A atual gestão preparou para 2026 o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco.
Com um efetivo de 1.517 agentes, a operação garante monitoramento por Inteligência Artificial, uso de drones, helicóptero e uma Central de Comando Móvel. O planejamento abrange desde os desfiles no Sambódromo até o bloco A Banda, os circuitos de rua e as festividades dos 16 municípios, garantindo que o período seja marcado pela paz e pela preservação da vida, com reforço estratégico nas unidades de saúde e fiscalização rigorosa no trânsito.
Uma das grandes novidades deste ano é a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo de Macapá para os desfiles das dez escolas de samba. O anúncio, feito pelo governador Clécio Luís e pelo senador Davi Alcolumbre, visa democratizar o acesso à cultura e permitir que famílias inteiras acompanhem o espetáculo. Para facilitar a experiência do folião, a gestão lançou ainda o aplicativo oficial Carnaval Amapá 2026.
Além do lazer, o evento foca no fortalecimento da economia criativa e do empreendedorismo local. Mais de 700 trabalhadores foram capacitados em parceria com o Sebrae, recebendo kits de padronização e higiene para atuar na comercialização de produtos. O apoio estatal estende-se também à saúde pública, com a distribuição de 600 mil preservativos e ações educativas da Vigilância em Saúde, consolidando o Carnaval como um motor de geração de renda e bem-estar social para a população amapaense.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!