'Nos sentimos seguros, sem nenhum tumulto', celebra casal sobre esquema da Segurança Pública do Amapá na 1ª noite do Carnaval 2026
Olivaldo e Glaucia Nunes, de 67 e 55 anos, chegaram cedo ao sambódromo de Macapá e viraram a madrugada com tranquilidade.
Foliões de todas as idades puderam comemorar a sexta-feira, 13, e início do sábado, 14, com tranquilidade no Carnaval do Amapá 2026. O brilho e o gingado coletivo da 1ª noite de desfiles das escolas de samba foram garantidos pelo aparato moderno e inteligente da Segurança Pública empregado pelo Governo do Estado no sambódromo de Macapá e arredores.
"Nos sentimos seguros, tudo de bom. Fizemos muitas fotos, muitos vídeos, tudo maravilhoso. Em momento algum a gente viu algum tumulto que pudesse tirar a nossa tranquilidade", afirmou Glaucia Nunes, de 55 anos, acompanhada do marido Olivaldo, de 67 anos.
Com um efetivo de mais de 1,5 mil agentes e o uso de inteligência artificial, o corredor da folia foi transformado em um ambiente onde o medo não tem espaço. A sensação de proteção é o reflexo de uma integração inédita entre presença humana e tecnologia de ponta.
A jovem Renata Brito, de 30 anos, reforça que a proximidade dos agentes, em constante movimentação por toda a estrutura montada para a folia, gerou conforto: "Vi bastante policiamento ao redor, os policiais estão bem perto, me senti bem segura".
A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) montou uma estrutura que une, além dos agentes, 85 viaturas e o monitoramento aéreo constante do Grupo Tático Aéreo (GTA) e de 15 drones. O diferencial da operação é a Central de Comando e Controle Móvel, a "Carreta da Segurança Pública", para identificação de riscos e controle de monitorados por tornozeleiras eletrônicas em tempo real.
"Em todo lugar que você vai tem segurança, eu me sinto muito segura para trabalhar e agradeço ao governador por essa oportunidade para nós, empreendedores", relatou a empreendedora Evanice Dias de Barros, de 53 anos.
Carnaval 2026: Segurança, Inclusão e Fomento Econômico
O Carnaval no Sambódromo é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre. A atual gestão preparou para 2026 o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco.
Com um efetivo de 1.517 agentes, a operação garante monitoramento por Inteligência Artificial, uso de drones, helicóptero e uma Central de Comando Móvel. O planejamento abrange desde os desfiles no Sambódromo até o bloco A Banda, os circuitos de rua e as festividades dos 16 municípios, garantindo que o período seja marcado pela paz e pela preservação da vida, com reforço estratégico nas unidades de saúde e fiscalização rigorosa no trânsito.
Uma das grandes novidades deste ano é a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo de Macapá para os desfiles das dez escolas de samba. O anúncio, feito pelo governador Clécio Luís e pelo senador Davi Alcolumbre, visa democratizar o acesso à cultura e permitir que famílias inteiras acompanhem o espetáculo. Para facilitar a experiência do folião, a gestão lançou ainda o aplicativo oficial Carnaval Amapá 2026.
Além do lazer, o evento foca no fortalecimento da economia criativa e do empreendedorismo local. Mais de 700 trabalhadores foram capacitados em parceria com o Sebrae, recebendo kits de padronização e higiene para atuar na comercialização de produtos. O apoio estatal estende-se também à saúde pública, com a distribuição de 600 mil preservativos e ações educativas da Vigilância em Saúde, consolidando o Carnaval como um motor de geração de renda e bem-estar social para a população amapaense.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!