Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo reabastece farmácias hospitalares com medicamentos para lúpus e toxoplasmose

Com a compra, a rede de saúde do Estado garante o abastecimento por um ano

Por Redação
12/05/2017 16h00

A hidroxicloroquina pode ser adquirida no Hcal, mediante cadastro. Já a espiramicina, para grávidas com toxoplasmose, a referência é o Hospital da Mulher Mãe Luzia.

Após a conclusão do processo licitatório, a Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Amapá (Sesa) recebeu nesta quinta-feira, 12,  lotes do medicamento hidroxicloroquina - para portadores de lúpus - e do espiramicina - remédio indicado para grávidas com toxoplasmose, para tentar evitar a transmissão da doença para o filho. O quantitativo comprado garante  o abastecimento das unidades de saúde por 12 meses.

A hidroxicloroquina faz parte do Programa de Medicamentos Excepcionais e de Alto Custo do Ministério da Saúde, que atua exclusivamente com medicamentos de uso controlado. Os pacientes passam por exames, consultas, confirmação da doença e verificação dos documentos pessoais. Os pacientes que estão devidamente cadastrados podem procurar a farmácia do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal). Já  para a aquisição da espiramicina, para grávidas com toxoplasmose, a referência é o Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML).

O Estado chegou a ficar com o estoque zerado dos medicamentos, em decorrência da inabilitação e/ou desclassificação das propostas de empresas nas últimas licitações para a aquisição dos remédios, impossibilitando legalmente a compra.

De acordo com coordenadora de Assistência Farmacêutica da Sesa, Carla Soeiro, para o abastecimento completo da rede é obrigatória a conclusão do processo licitatório, cumprindo prazos estabelecidos por lei, o que muitas vezes torna a aquisição de medicamentos demorada.

"O importante é que a quantidade dos dois remédios atenderá a demanda dos pacientes durante 12 meses e, principalmente, para aqueles que não tem condições de comprar, por se tratar de medicamentos de valores expressivos", finalizou.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!