Sesa discute reforço da rede de atendimento à saúde mental
O principal objetivo da retomada do grupo é fortalecer os serviços e qualificar os profissionais que estão na linha de frente do atendimento.
Na ocasião, foi apresentado um panorama estatístico da saúde mental no Estado. Para Rileny Mascarenhas, coordenadora estadual da Saúde Mental, o principal objetivo da retomada do grupo é fortalecer os serviços e qualificar os profissionais que estão na linha de frente do atendimento. "Essa reunião é importante, pois tentamos estabelecer uma articulação entre as unidades que trabalham com a saúde mental e os demais serviços de saúde. Traçamos diretrizes de monitoramento e preparo dos profissionais, buscando oferecer um serviço cada vez mais humanizado" pontuou.
Suicídio
Rileny chamou, ainda, a atenção para os casos de depressão seguidos de suicídio. "No Amapá, temos muitos registros de suicídio em decorrência da depressão, mas isso é possível ser evitado, buscando constantemente melhorias no atendimento", disse.
A Raps foi instituída em 2011, por meio da portaria Nº 3.088, com a finalidade de criação, ampliação e articulação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e também aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!