Alunos da rede estadual têm projeto selecionado para feira de ciências no México
Estudantes produziram bomba d’água manual para coleta de pequenos volumes de água
Feira acontecerá em setembro na cidade de Culiacan, em Sinaloa - México
O projeto de uma bomba d’água manual – desenvolvido por estudantes da rede estadual de ensino – foi selecionado para representar o Amapá na Copa Science de México 2017. Considerada uma das maiores feiras de ciências das Américas, a competição será em setembro, na cidade de Culiacan, Sinaloa. A iniciativa é de um trio de estudantes da Escola Estadual Rivanda Nazaré.
A bomba d’água manual apresenta uma alternativa para a coleta de pequenos volumes de água sem a necessidade da utilização de energia elétrica. A proposta tem fundamentação teórica baseada nos estudos sobre pressão atmosférica e Lei de Boyle, aplicadas na confecção de uma bomba d’água cuja matéria prima foi, principalmente, tubos e conexões de PVC. Baixo custo e fácil acesso são os diferenciais do projeto desenvolvido pelo trio de alunos Deivide Maciel dos Santos, Gabriela Maciel da Silva e Mônica Borges dos Santos.
“O equipamento tem o custo de R$ 35 para ser produzido, se o material for comprado, já que em muitos casos a pessoa pode ter partes dos tubos PVC. Focamos em um produto que atendesse a necessidade de famílias humildes, que não contam com energia elétrica em casa”, comentou o estudante Deividi dos Santos.
O projeto foi apresentado durante a Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap) do ano passado. A iniciativa foi premiada com a credencial para representar o Estado na competição no México.
“O importante é saber que o nosso trabalho pode mudar a vida de muitas famílias positivamente, e isso me deixa muito feliz, com sentimento de deve cumprido”, revela a estudante Gabriela da Silva.
De acordo com o professor orientador Kleison Batista da Silva, a pesquisa possibilita novas oportunidades e abre novos caminhos aos alunos, como o compartilhamento de conhecimento e a vivência de novas experiências.
“Estou feliz com o resultado, pois por meio do projeto estamos contribuindo com a escola e a comunidade, incentivando as pessoas e os alunos a se envolverem com o conhecimento científico”, pontuou.
Outro projeto amapaense também foi selecionado. A iniciativa é da estudante Aira Beatriz Cardoso de Souza, aluna de instituição de ensino privada. A aluna apresentou um vaso biodegradável feito a partir de caroços de açaí. Esses vasos são embalagens ecologicamente corretas que servem de substratos quando decompostas no solo, além de não deformar as raízes das plantas. O bio vaso apresenta também grande retentor de umidade, resistência, durabilidade, boa aeração, e de baixo custo para ser produzido.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!