Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo cadastra 399 moradores que desejam atuar na área comercial do Macapaba

Novo edital será lançado pela Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo para atender, também, os beneficiários do Macapaba II

Por João Clésio
03/06/2017 16h52

Lista com o nome dos cadastrados será divulgada no dia 9 de junho pela Sete

O sonho de ter o próprio negócio estimulou Deuzuite dos Reis Mira e a filha, Tatiana Keila dos Reis Mira, a realizarem o cadastramento para concorrer a um espaço na área comercial do Conjunto Habitacional Macapaba. O processo encerrou na sexta-feira, 2, e estava sob a responsabilidade da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). Foram 399 pessoas cadastradas e recadastradas. A lista oficial com os nomes será divulgada no dia 9 de junho.

A medida tem por finalidade destinar um terreno específico para abrigar microempreendedores individuais, micro e pequenos empreendedores, artesãos, grupos econômicos solidários e pessoas com interesse em iniciar a carreira empreendedora. São vendedores de açaí, churrasco, estivas, roupas, lanchonetes e outras atividade que hoje são desenvolvidas em via pública ou dentro dos imóveis de forma irregular. O cadastro e recadastro devem disciplinar o correto uso dos espaços públicos no Macapaba.

Deuzuíte trabalha como costureira e tem interesse em montar um atelier. A filha quer investir no ramo de papelaria. Cada uma pretende investir entre R$ 5 a 8 mil nos negócios. “Eu estava saindo de casa quando vi o carro de som anunciando. Não pensei duas vezes e vi ali uma oportunidade de realizar meu sonho de abrir um espaço com estrutura para produção de roupas em geral”, afirma a costureira, moradora do Macapaba desde 2014.

A vendedora de comidas típicas Maria Silva de Souza também fez o cadastro. A sua intenção é comercializar os alimentos dentro do conjunto. “Trabalho em outro bairro e pago aluguel do ponto. O lucro é mínimo no fim do mês, mas dá para sobreviver. Tenho fé em Deus que vou conseguir um local aqui”, completou, otimista.

A secretária de Estado de Trabalho e Empreendedorismo, Luciana Araújo, acompanhou o processo no Centro Comunitário do Macapaba, e adiantou que a Sete pretende promover a qualificação dos empreendedores locais. “O objetivo do governo não é só deslocá-los para a área comercial, mas sim, trabalhar a profissionalização de seus negócios para que prosperem”, acrescentou a gestora.

O cadastro e recadastramento fazem parte do Programa Amapá Empreendedor, gerenciado pela Sete, e contou com a parceria de 25 estudantes do curso de Assistência Social da Unip Macapá. Os moradores tiveram que apresentar, no ato da inscrição, original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, contrato de financiamento do imóvel assinado junto à Caixa Econômica Federal e duas fotos.

Todo o processo é coordenado por um Grupo de Trabalho (GT), criado pelo Governo do Estado. Integram o GT, além as Sete, as Secretarias de Estado de Infraestrutura; de Desenvolvimento Rural; de Inclusão e Mobilização Social; a Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Integram também o grupo o Sebrae, Senac, Fecomércio e Prefeitura de Macapá por meio da Vigilância Municipal, e as Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitacional; Desenvolvimento Econômico; e de Manutenção Urbanística.

A partir da entrega da segunda etapa do Conjunto Habitacional Macapaba, a ideia é lançar um novo edital para atender os beneficiários interessados em comercializar seus produtos.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!