Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governador pede apoio à Justiça e MPE para evitar corte nos recursos da Segurança Pública

A intenção é evitar que a União suspenda os R$ 90,6 milhões de emenda impositiva para o Estado

Por Redação
05/06/2017 19h03

Waldez recebeu em seu gabinete as promotoras de Justiça Klisiomar Lopes Dias e Andrea Guedes, e os juízes Eraldo Costa e Elayne Cantuária para discutir esta e outras pautas relacionadas ao setor de segurança.

O governador Waldez Góes pediu o apoio da Justiça e do Ministério Público do Estado (MPE) para que a União não corte verbas de emendas impositivas destinadas à Segurança Pública. O Amapá tem R$ 90,6 milhões para receber de emenda impositiva ao orçamento da União.

Os recursos, que foram articulados pelo governador Waldez Góes junto à bancada federal, serão investidos na compra de equipamentos, armas, munições, viaturas e na construção de quartéis, delegacias, Unidades de Polícia Comunitária (UPC), Centros Integrados de Operações em Segurança Pública (Ciosp), entre outros projetos.

Nesta segunda-feira, 5, o chefe do Executivo recebeu em seu gabinete as promotoras de Justiça Klisiomar Lopes Dias e Andrea Guedes, e os juízes Eraldo Costa e Elayne Cantuária para discutir esta e outras pautas relacionadas ao setor de segurança.

De acordo com o governador, problema é que o governo federal anunciou recentemente a possibilidade de contingenciar despesas, o que causou receio nos governantes de todo o país que dependem de emendas parlamentares para fazer investimentos em áreas como a Segurança Pública.

“Todos os nossos projetos já estão cadastrados no Ministério da Justiça. Já temos destinação para os recursos. Se houver cortes, o Amapá vai deixar de receber o maior investimento da sua história na Segurança Pública”, explicou Waldez.

Góes enfatizou que, paralelamente aos investimentos, será realizado um concurso público para as Polícias Civil – com vagas para escrivão, agente e delegado – Militar, e Técnico-Científica. Conforme a secretária de Estado da Administração, Suelen Amoras, até o final desta semana o governo deverá efetivar o contrato da fundação contratada para executar o certame. O edital deve ser lançado até o fim do mês.

Efetivo

Durante a reunião, foi discutida uma solução para a carência de delegados de Polícia Civil falta de delegados no município de Tartarugalzinho. O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ericláudio Alencar, disse que o problema só será sanado definitivamente quando o concurso público regionalizado for realizado. Ele ressaltou que desde o último concurso, ocorrido 10 anos atrás, 36 delegados já deixaram a instituição após terem sido aprovados em outros certames. Mais seis devem sair até o fim do ano.

Até o próximo concurso, um rodízio entre os delegados que trabalham na capital deve ser feito para que o município não deixe de instaurar os procedimentos.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!