Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital de Emergência alerta sobre riscos de queimadura no período junino

É recomendável que os pais mantenham as crianças longe de fogos e outros líquidos superaquecidos.

Por Redação
06/06/2017 17h47

O mês das fogueiras, fogos de artifício e bombinhas chegou, e com ele, o alerta redobrado para que os cidadãos evitem acidentes com queimaduras provocados por esses fatores, que contribuem para o crescimento nas ocorrências de acidentes com fogo no período junino. O Centro de Tratamentos de Queimados do Hospital de Emergência (CTQ/HE) reforça o alerta aproveitando o gancho do Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, 6 de junho.

No Brasil estima-se que a cada ano um milhão de pessoas sejam vítimas de queimaduras, destes, dois terços são crianças. Neste total estão reunidos acidentes causados por fatores térmicos envolvendo fontes de calor como fogo, água, vapor e exposição ao sol; fatores químicos relacionados a substâncias como ácidos e solventes, e também por acidentes envolvendo descargas elétricas ou radioatividade.

De acordo com o médico cirurgião plástico do HE, Augusto Pupio, 308 pacientes deram entrada na unidade hospitalar vítimas de queimaduras em 2016, sendo 119 de janeiro a maio. Em 2017, de janeiro a maio, houve o registro de 130 vítimas.

"São casos que, em comparação com o mesmo período do ano passado, aumentaram. O ano apenas começou, bem como o período de festas juninas. Orientamos aos pais que mantenham as crianças longe de fogos e outros líquidos superaquecidos. Nos casos de queimaduras, a primeira coisa que deve ser feita é manter a calma e lavar a queimadura com água corrente e logo procurar atendimento médico", orienta Pupio.

Conforme Pupio, os cuidados e tratamento são adequados às características da ferida, contudo, muitas pessoas se automedicam passando produtos que não são apropriados. "Hoje, por maior avanço que exista nos medicamentos, não há um produto que seja ideal para qualquer tipo de queimadura, por isso é sempre bom procurar o hospital", ressalta.

CTQ

O Centro de Tratamentos de Queimados conta com uma equipe composta por dois cirurgiões plásticos, dois enfermeiros, 15 técnicos de enfermagem, um fisioterapeuta e um terapeuta ocupacional.

Os atendimentos são oferecidos a pacientes vítimas de queimaduras, escalpelamentos, traumas de face, membros superiores, inferiores, além de serem realizados no hospital diversas reconstruções cirúrgicas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!