Merendeiras de escolas quilombolas aperfeiçoam técnicas de manipulação de alimentos
Curso faz parte do projeto de estruturação da rede de escolas quilombolas do Amapá
Merendeiras de 29 escolas quilombolas do Estado do Amapá estão recebendo qualificação por meio do Curso de Manipulação de Alimentos. Entre merendeiras e comunidade, cerca de 1.500 pessoas vão aprender como preparar uma alimentação saudável com produtos regionais e o reaproveitamento dos alimentos que, normalmente, são jogados fora, como cascas, talos e ramos. A ação beneficiará mais de 3 mil alunos.
O curso integra as ações do projeto de estruturação da rede de escolas quilombolas do governo do Estado, e foi possível graças à parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) dentro do programa “Cozinha Brasil”. A primeira equipe a ser capacitada foi a da Escola Teixeira de Freitas, da comunidade São Pedro dos Bois. Além de merendeiras, pessoas da comunidade escolar em geral participam do curso.
“Nossa intenção é capacitar pelo menos 50 pessoas em cada oficina, incluindo merendeiras e comunidade em geral”, reforçou Luciano Rodrigo de Oliveira, gerente do Núcleo de Educação Étnico-Racial da Secretaria de Estado de Educação (Seed).
As escolas quilombolas são de quatro localidades do Estado: Tartarugalzinho, Oiapoque, Macapá e Santana. As merendeiras têm a oportunidade de aprender a preparar uma alimentação saudável, levando em consideração as condições de higiene e preservação do sabor dos alimentos. Elas recebem dicas, por exemplo, de como tornar mais atrativas as verduras e legumes, que geralmente são dispensados pelas crianças, criando assim hábitos saudáveis na vida escolar do aluno.
Nesta primeira etapa do projeto, está incluída, também, a capacitação das equipes das comunidades quilombolas de Lagoa dos Índios, na Escola Lagoa dos Índios (de 20 a 22 de junho); Distrito do Coração, Escola David Miranda (de 27 a 29 de junho) e Ressaca da Pedreira no Colégio Nestor Barbosa (1º a 3 de agosto). A expectativa é capacitar todos os profissionais das 29 escolas quilombolas até dezembro de 2017.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!