Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Estado e prefeitura atuarão juntos em obra de ampliação do sistema de água em Calçoene

Atribuições dos órgãos foram apresentados em audiência pública promovida pelo Ministério Público. Caesa fará projeto e prefeitura buscará recursos para obra.

Por Redação
05/07/2017 16h51

Audiência pública discutiu melhorias no sistema de abastecimento de água de Calçoene

O Governo do Estado, através da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e a Prefeitura de Calçoene irão atuar juntos para a construção e ampliação do sistema de abastecimento de água no município, localizado no norte do Estado. As atribuições dos órgãos nesse empreendimento foram discutidas em uma audiência pública que ocorreu na terça-feira, 4, na Câmara de Vereadores promovida pelo Ministério Público Estadual (MP-AP).

O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, explicou que a companhia está trabalhando na readaptação do projeto inicial para a construção de um novo sistema de abastecimento para atender, de forma integral, o município e também garantir maior longevidade da estrutura. O projeto está sendo finalizado.

Segundo o gestor, a localização atual do sistema precisa ser mudada, porque o terreno está sofrendo o processo de erosão com o avanço do Rio Calçoene. A partir do novo projeto, tanto a estação de captação quanto a adutora funcionarão no local conhecido como Sete Ilhas.

“Essa conclusão se deu após diversos estudos realizados pela nossa diretoria técnica. Embora o custo para a execução dessa obra seja no valor de R$ 7 milhões, a estrutura que será construída conseguirá atender satisfatoriamente o fornecimento de água no município”, frisou.

A captação do recurso para a execução da obra será de responsabilidade do município. A prefeita em exercício de Calçoene, Angela Avelar, informou que já tem realizados tratativas junto ao governo federal, através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para a liberação desse valor.

“Nós estamos atendendo a algumas exigências da Funasa para podermos receber esses recursos. Uma delas é a construção do plano municipal de saneamento básico, que está também sendo finalizado. Temos uma agenda de reuniões em Brasília, a partir do dia 10, onde teremos notícias a respeito desta liberação”, explicou.

Atualmente, o sistema da Caesa atende de forma parcial sete dos oito bairros do município no período de 6h à 0h. O morador Paulo Barata participou da audiência e disse que é preciso melhorar a qualidade do serviço na cidade.

“A gente entende que a Caesa tem trabalhado dentro das suas condições e essa parceria com a prefeitura vai ajudar a população que é a que mais necessita hoje”, explicou.

A promotora da Comarca de Calçoene, Christie Girão, elogiou o empenho da equipe técnica da Caesa por atender às reivindicações do Ministério Público. Na audiência, foi definido que a Caesa apresentará o projeto definitivo e a prefeitura informará as novidades sobre os recursos em uma sessão ordinária na Câmara no dia 15 de setembro.

“Felizmente foi uma audiência proveitosa e conseguimos avançar neste assunto, graças a boa vontade da Caesa e da prefeitura em querer trabalhar para melhorar a qualidade deste serviço. Enquanto Ministério Público, vamos continuar fiscalizando e acompanhando este trabalho”, garantiu.

Distrito do Lourenço

Também foi informado na audiência que a Caesa vai realizar uma inspeção na localidade para avaliar as condições do sistema que atende a comunidade e, posteriormente, trabalhar na elaboração de um projeto para a ampliação dessa estrutura.

“A Caesa vai atuar tecnicamente e dar este suporte, além da manutenção preventiva do sistema. Caberá à prefeitura a busca de recursos através do governo federal ou de emendas parlamentares”, explicou o diretor-presidente da companhia, Valdinei Amanajás.

A presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Calçoene, Socorro Fonteles, disse que é importante que sejam tomadas providências no melhoramento do sistema no distrito, que atualmente tem cerca de 1.500 habitantes.

“A população cresceu muito e, hoje, tem gente que não é atendida pelo serviço na comunidade. Os vereadores de Calçoene apoiam o trabalho da Caesa e da prefeitura para que a gente tenha um fornecimento de água de qualidade”, concluiu.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!