Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Causas familiares são 31,2% dos atendimentos realizados pela Defenap no primeiro semestre

Cerca de 50% desta demanda é relacionada à Execução de Alimentos, quando há atrasos no pagamento de pensão alimentícia.

Por Redação
09/08/2017 13h20

No primeiro semestre deste ano, Defenap realizou mais de 20 mil atendimentos na área familiarNo primeiro semestre deste ano, Defenap realizou mais de 20 mil atendimentos na área familiar

O Governo do Amapá atua na promoção dos direitos humanos nos 16 municípios, no âmbito judicial e extrajudicial, de forma integral e gratuita às pessoas de baixa renda, por meio da Defensoria Pública do Estado (Defenap). De janeiro a julho deste ano, segundo dados da instituição, foram realizados mais de 64,7 mil atendimentos somente na sede, localizada em Macapá. Das diversas áreas em que a Defensoria atua, a que apresenta maior demanda é a de família, na qual foram realizados 20.206 atendimentos.

Estes atendimentos são feitos por um departamento específico composto, em Macapá, por 28 defensores, sendo 18 que atuam na sede da instituição e 10 que atendem no Fórum da Comarca da capital.

Segundo a defensora Carmem Gato, titular do departamento denominado Defensoria de Família, cerca de 50% dos mais de 20 mil atendimentos realizados são relacionados à Execução de Alimentos, quando os requerentes buscam, em sua maioria, a regularização dos pagamentos em atraso.

V. F., 34 anos, dona de casa, é uma de milhares de requerentes assistidas pela Defensoria em Ação de Alimentos. Ela conta que procurou os serviços da instituição desde o nascimento de sua filha, hoje com 14 anos. Há dois meses o pai da adolescente não cumpre com o pagamento da pensão alimentícia. Ela lembra que esta não é a primeira vez que o ex-marido deixa de cumprir o acordo firmado, e que sempre que isso acontece, busca na Defensoria o auxílio necessário para assegurar o direito da filha.

“Apesar de ser um órgão muito procurado e sempre estar cheio de pessoas para serem atendidas, todos conseguem ser assistidos e o atendimento é muito bom. De vez em quando eu tenho problemas com atraso do pagamento, mas todas as vezes que procuro a defensoria consigo regularizar a situação”, declarou.

Conciliação e peticionamento eletrônico

No primeiro semestre de 2016, a Defenap realizou 21.693 atendimentos na área de família; 1.487 a mais em relação ao mesmo período deste ano.

A defensora Carmem Gato explica que esse declínio se deu, em parte, pela implementação do peticionamento eletrônico no órgão, que é a transição dos protocolos da forma manual para a virtual. Foi necessário reduzir temporariamente o atendimento ao público para que os defensores pudessem participar de um treinamento para iniciar a atuação com a ferramenta.

Ainda, houve a instalação do Núcleo de Mediação e Conciliação de Conflitos na Defensoria, em atuação desde novembro do ano passado. Este tem o papel de filtrar e racionalizar grande parte do fluxo de demandas que seriam judicializadas pelo departamento de família, mas que podem, antes, ser conciliados.

“Estamos iniciando o segundo semestre com muito entusiasmo e com a certeza de que este trabalho articulado e humanizado o qual priorizamos, possibilitará muitas mais resoluções de conflitos familiares, reduzindo o desgaste emocional das partes e garantindo-lhes o que é de direito”, salientou Carmem Gato.

Demais atendimentos

A defensoria ainda conta com departamentos de Direito do Idoso, Saúde e Educação, Direito Agrário, Direito Difuso, Orientação Social e outros. Em todo o Estado, foram mais de 127,2 mil atendimentos prestados à sociedade.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!