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GEA apresenta avanços das políticas educacionais na rede estadual de ensino

Programas inovadores buscam aumentar a qualidade do ensino público e elevar índices educacionais.

Por Redação
18/01/2018 13h43

Resultados dos programas desenvolvidos na rede estadual foram apresentados no segundo dia do Encontro de Gestores EscolaresResultados dos programas desenvolvidos na rede estadual foram apresentados no segundo dia do Encontro de Gestores Escolares

Trabalhar com inovação e cuidar dos estudantes de forma integral estão entre as principais ações das políticas educacionais executadas pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) na rede estadual de ensino. O Estado investe em programas inovadores visando a qualidade do ensino público e aumentar índices educacionais. Os avanços nos processos pedagógicos foram apresentados a 500 profissionais da educação, reunidos durante o segundo dia do Encontro de Gestores Escolares “Caminhos para a Qualidade da Educação”, no auditório do Sebrae, em Macapá, nesta quinta-feira, 18.

Na ocasião, os grupos gestores (formados por gestor escolar, gestor escolar adjunto, secretário escolar e coordenador pedagógico) puderam acompanhar os benefícios dos programas criados para garantir o melhor processo de ensino-aprendizagem, focado na formação pedagógica e socioemocional dos estudantes. Entre os principais estão: Colabora Amapá; Educação para a Paz; Escolas do Novo Saber e Programa de Aprendizagem.

Colabora Amapá

Lançado na última terça-feira, 16, o Programa Colabora Amapá visa melhorar a gestão dos processos e recursos da administração municipal e estadual, por meio do apoio técnico do Estado aos municípios em diversos eixos como: Educação, Saúde, Mobilidade Urbana e Infraestrutura. Na educação, a iniciativa buscará melhorar o sistema como um todo, refletindo, inclusive, positivamente nas avaliações educacionais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Educação para a Paz

O Programa Educação para a Paz visa fomentar a promoção da vida, da cultura da paz, da solidariedade e da não discriminação com a valorização do diálogo, respeitando os princípios da dignidade da pessoa humana, bem como ressaltar a importância do estudante como agente responsável por uma sociedade mais justa, tolerante, livre de preconceito e solidária, reduzindo consequentemente a violência não somente na escola, mas em toda a comunidade.

O programa, agora, é garantido por lei. O projeto, de autoria da deputada estadual Marilia Góes (PDT), foi aprovado na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), em 20 de dezembro de 2017. Nele, serão desenvolvidos formas, ações e projetos que disseminem a cultura da paz, enfatizando a valorização e promoção da participação social e política por meio de políticas públicas.

Os alunos da Escola Estadual Coelho Neto, localizada no bairro Buritizal, em Macapá, colecionam histórias de superação graças às práticas restaurativas que estimulam a cultura de paz, dentro e fora da escola. A ferramenta trabalha o lado socioemocional do estudante com escuta, diálogo e respeito, resolvendo e prevenindo qualquer conflito que ele esteja causando ou sendo vítima. Para o gestor da escola, Josimar Pinheiro, “o projeto é fundamental para a vida escolar e social dos estudantes”.

Escolas do Novo Saber

Em abril de 2017, as Escolas do Novo Saber iniciaram uma nova fase na educação amapaense. O ensino em tempo integral garantiu mais dinamismo às aulas com conhecimentos integrados para o melhor desenvolvimento intelectual e social dos alunos. O modelo foi implantado em oitos escolas: Colégio Amapaense, José Firmo do Nascimento, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino e Tiradentes, em Macapá; e Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço Esteves, em Santana.

A estudante da Escola do Novo Saber Elizabeth Picanço Esteves, Iasmim da Silva, de 16 anos, acha esse formato bem mais interessante que o tradicional e de ensino regular. Ela diz que os alunos estão muito mais envolvidos na escola e planejando o futuro. “Na Escola do Novo Saber o ensino é diferenciado porque os professores acompanham de perto o nosso desenvolvimento e nos ajudam com o Projeto de Vida, direcionando para o caminho certo”, afirmou.

Programa de Aprendizagem no Amapá

O Programa de Aprendizagem no Amapá foi lançado em junho de 2017 pelo Governo do Amapá, em parceria com o Governo do Ceará, e seguirá a metodologia utilizada no Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) do governo cearense. Busca assegurar a conclusão dos estudos na idade recomendada, e assim, melhorar o fluxo, diminuindo a repetência, a evasão escolar e o abandono por meio do aprimoramento da qualidade de ensino.

O programa vai oferecer cooperação técnico-pedagógica aos municípios para a implantação e implementação de propostas didáticas de alfabetização. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vai disponibilizar aos municípios orientações sobre o programa, materiais didáticos e metodologias de ensino, entre outros suportes técnicos e de avaliação, cedidos pelo governo cearense. Em contrapartida, os municípios devem disponibilizar estrutura e apoio para a implantação do programa, além de sensibilizar os servidores e comunidade sobre a proposta de ensino. A expectativa é que a iniciativa atenda mais de 80 mil alunos das redes estadual e municipal a partir deste ano.

Integração

Para a secretária adjunta de Política Educacional, Dina Melo, é fundamental que os gestores escolares conheçam e executem os programas a fim de fomentar as ações pedagógicas e elevar a qualidade do ensino público. “Com esses programas, teremos um salto na educação do Amapá. Sabemos que os índices educacionais não estão satisfatórios e projetos como esses ajudarão a elevar a qualidade da educação amapaense”, finalizou.

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ÁREA: Educação