Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá terá Núcleo de Produção para difundir conteúdo audiovisual

Objetivo é apoiar a produção local independente e promover a formação e aperfeiçoamento profissional de quem atua no segmento.

Por Redação
26/01/2018 23h30

Os últimos detalhes para implantar o Núcleo de Produção Digital foram tratados nesta sexta-feira, 26

Amapaenses que trabalham com o segmento audiovisual terão um espaço voltado para a produção e divulgação de seus trabalhos. Desde o ano passado, o governo do Estado conseguiu junto à Secretaria do Audiovisual (SAV), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, o Núcleo de Produção Digital (NPD).

O NPD é um espaço gratuito e acessível voltado para a produção e difusão de conteúdo audiovisual brasileiro com estrutura humana, física e tecnológica. O objetivo é apoiar a produção local independente com os equipamentos e promover a formação e aperfeiçoamento profissional de pessoas que atuam no segmento.

Os últimos detalhes para implantar o Núcleo de Produção Digital foram tratados nesta sexta-feira, 26, entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), onde ocorreu o encontro.

O secretário de Estado da Cultura, Dilson Borges, informou que desde que o governo obteve a confirmação para instalar o NPD, o Estado procurou conversar com parceiros que pudessem cooperar com a implantação do Núcleo. “O Sebrae foi um desses parceiros que abraçou a causa e já estamos definindo os últimos detalhes para que, em breve, o sonho do segmento audiovisual se torne realidade”, destacou.

Na pauta da Secult, Seed e Sebrae/AP, ficou definido que um grupo gestor formado por representantes de secretarias de Estado da Cultura e Educação, além do Sebrae, serão responsáveis pelo Núcleo.

A diretora do Museu da Imagem e do Som (MIS), Ana Vidigal, disse que o objetivo desse grupo gestor será formular o planejamento das atividades e garantir o perfeito funcionamento do NPD. “Trata-se de uma luta de oito anos do segmento audiovisual amapaense e, agora, é só continuar avançando para efetivarmos essa conquista”, acrescentou.

Ana Vidigal destacou, também, que a implantação do Núcleo no Amapá será um divisor de águas. “O NPD abre caminhos para a instalação da TV Cultura no Estado, o que irá ajudar ainda mais o nosso segmento, porque a emissora poderá incluir na sua grade de programação as produções feitas por aqui”, frisou.

O superintendente do Sebrae/AP, João Alvarenga, explicou que trabalhar a cultura junto ao empreendedorismo tem sido uma das bandeiras levantadas pela instituição. “Estamos entrando com o espaço físico e, depois vamos poder promover capacitação para quem trabalha com este segmento e, ainda, mostrar o que vem sendo produzido por aqui através de eventos realizados pelo Sebrae”, planejou Alvarenga.

NPD

O Núcleo de Produção Digital vai funcionar em um espaço cedido pelo Sebrae. A princípio, os equipamentos (câmeras 4k, ilhas de edição, sonorização e iluminação) serão providenciados por meio de empréstimo de comodato. Após dois anos de funcionamento, a Secretaria do Audiovisual vai avaliar o desempenho do núcleo. Se tiver alcançado as metas estabelecidas pelo órgão, os equipamentos serão doados em definitivo ao Estado.

Parcerias

A vinda do NPD para o Amapá abre um leque de oportunidades para quem milita neste segmento. Por isso, o espaço já conta com vários parceiros entre eles o Serviço Social do Comércio (Sesc) que, também, desenvolve trabalhos voltados ao audiovisual no Estado.

O Centro do Audiovisual Norte Nordeste (CANE) da Fundação Joaquim Nabuco também fechou uma parceria de dois anos com o Estado para realizar cursos de formação na área de cinema para as pessoas que queiram se capacitar. “Daqui a um ano todos, verão a transformação que este núcleo fará no Amapá”, apostou Ana Vidigal.

A Secretaria de Estado da Educação é outro órgão que integra o rol de parceiros do Núcleo de Produção Digital, por meio da coordenadoria estadual do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). De acordo com o coordenador estadual do Pronatec, Agnaldo Silva, a instalação do NPD vem para fortalecer a formação de novos profissionais da área de produção de áudio e vídeo no Amapá.

“Atualmente, o Estado oferece os cursos de Produção de Áudio e Vídeo e Processos Fotográficos, através do Pronatec. Com a implantação do NPD, poderemos aumentar nossa oferta de cursos”, calculou Agnaldo Silva.

Uma nova reunião deverá acontecer nos próximos dias para que sejam apresentados os nomes dos integrantes (titulares e suplentes) do comitê gestor do NPD. A intenção é que o lançamento do Núcleo de Produção Audiovisual aconteça em março deste ano, durante o Equinócio das Águas, em uma programação com a presença de representantes da SAv.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!