Inscrições para atividades do Amapá Jovem começam nesta segunda-feira
Habilitados tem até sexta-feira, 2, para se inscrever em alguma ocupação, para garantir sua permanência no programa.
Inscrições podem ser feitas pelo site www.juventude.ap.gov.br ou em uma das unidades do Super Fácil ou gerências da Sims
O governo do Estado abre, nesta segunda-feira, 26, a inscrições para as atividades de formação e ocupação de jovens beneficiários do Programa Amapá Jovem. Os interessados têm até sexta-feira, 2, para se inscrever através do site www.juventude.ap.gov.br, ou em uma das unidades da Rede Super Fácil, e também nas gerências da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) nos municípios.
Os beneficiários que não tiverem acesso à internet podem dirigir-se a uma unidade do Super Fácil mais próxima para fazer a inscrição, e escolher a ocupação desejada. As aulas estão previstas para começar no dia 5 de março.
Inicialmente, o Amapá Jovem vai atender 6.712 jovens de 15 a 29 anos, em risco social nos 16 municípios, que passaram pelo processo de cadastramento, com entrega de documentos, análise socioeconômica e cruzamento de dados para verificar se eles se enquadram nos critérios do programa.
“Agora, esses jovens devem fazer sua inscrição e escolher o curso de sua preferência. Depois disso, eles precisam comparecer às atividades, porque a legislação diz que a permanência deles no programa, está associada à assiduidade”, explicou a secretária Extraordinária de Políticas para a Juventude, Joelma Santos.
A gestora salientou que é obrigatório que os beneficiários continuem participando das oficinas e projetos ofertados pelo Amapá Jovem, mesmo depois que concluírem alguma atividade. O jovem que tiver terminado o curso de informática básica, com duração de três meses, por exemplo, terá que acessar o sistema novamente e escolher outra atividade, para garantir a continuidade do auxílio financeiro de R$ 120.
Serão disponibilizadas cerca de 600 atividades formativas e de ocupação, incluindo projetos sociais, cursos profissionalizantes, oficinas e palestras, nas áreas de educação, saúde, tecnologia, arte, cultura e esporte.
As atividades acontecerão duas vezes por semana - manhã e tarde -, com quatro ou duas horas de duração. São cursos de cidadão digital, oficina de violão e cinema, rede social, ilustrador, arbitragem, locução esportiva, empreendedorismo, tecnologia da educação, informática, natação, aulões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outras.
Cadastro contínuo
As inscrições para ser beneficiário do Amapá Jovem são contínuas. Ou seja, estão abertas a qualquer tempo. Quem ainda não se inscreveu, pode se dirigir a uma unidade Super Fácil ou acessar o portal da juventude para fazer o seu cadastro. O candidato passará por todo processo que os 6.712 habilitados passaram, como a entrega de documentos e análise do perfil socioeconômico, para que possa se inscrever nas atividades formativas e receber o auxílio financeiro.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!