Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Começam as atividades formativas do Programa Amapá Jovem

Atividades acontecem de segunda a sexta, duas ou três vezes por semana pela manhã e à tarde, nas instituições parcerias do programa.

Por Redação
13/03/2018 15h44

Aula de capoeira no projeto Minha Gente, no bairro Jardim Felicidade I, Zona Norte de MacapáAula de capoeira no projeto Minha Gente, no bairro Jardim Felicidade I, Zona Norte de Macapá

Mais de 5 mil jovens que se inscreveram em alguma atividade de formação do Programa Amapá Jovem, devem comparecer às aulas que iniciou nesta segunda-feira, 12, nos polos e núcleos espalhados em Macapá, Santana e demais municípios. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, duas ou três vezes por semana pela manhã e à tarde, com quatro ou duas horas de duração.

Dos 6.712 aguardados, já foram inscritos nas ocupações, 5.018 jovens, até o prazo de inscrição, encerrado na última sexta-feira, 9. Esses jovens devem se apresentar nas instituições de ensino onde participará da atividade, com documento de identificação e comprovante de inscrição em mãos.

São ofertadas cerca de 600 ocupações destinadas aos jovens de diferentes cidades do Amapá. São cursos de cidadão digital, oficina de violão e cinema, rede social, ilustrador, arbitragem, locução esportiva, empreendedorismo, tecnologia da educação, informática, maquiagem, panificação, artesanato, aulões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outros.

Além dos cursos profissionalizantes, os alunos também participam de projetos sociais como o Cidadão Mirim e Peixinhos Voadores e, ainda, práticas esportivas de futebol, natação, vôlei, basquete, futsal, capoeira e muito mais.

“Os jovens que escolheram a ocupação de sua preferência, agora precisam participar assiduamente das aulas para garantir a permanência no programa e receber os benefícios e oportunidades ofertadas”, reforçou a secretária Extraordinária de Políticas para a Juventude, Joelma Santos.

Nessa fase, estão envolvidas mais de 20 secretarias estaduais, parceiras do Amapá Jovem, responsáveis pela execução das atividades do primeiro semestre, entre as quais, a Polícia Militar (PM/AP), Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP), Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), Delegacia-Geral de Polícia Civil (DGPC), Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP). 

Em Macapá, os polos e núcleos de atendimentos, estão divididos em quatro zonas: sul, norte, leste e oeste da cidade. As instruções estão sendo realizadas nas escolas estaduais, batalhões da Polícia Militar, grupamentos do Corpo de Bombeiros, centros comunitários e centros didáticos dos municípios.

Cadastro contínuo

As inscrições para ser beneficiário do Amapá Jovem são contínuas. Ou seja, estão abertas a qualquer tempo. Quem ainda não se inscreveu, pode se dirigir a uma unidade Super Fácil ou acessar o portal da juventude para fazer o seu cadastro. O candidato passará por todo processo que os 6.712 habilitados passaram, como a entrega de documentos e análise do perfil socioeconômico, para que possa se inscrever nas atividades formativas e receber o auxílio financeiro de R$ 120, uniformes e passe livre escolar.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!