Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Projeto de lei do governo qualifica a carreira do Grupo de Fiscalização Agropecuária

Estado propõe modificar o enquadramento jurídico dos servidores e instituir o PCCR da categoria; propostas já tramitam na Assembleia Legislativa.

Por Redação
07/04/2018 10h28

As duas propostas consolidam uma inteligência permanente do Estado na área de inspeção agropecuáriaAs duas propostas consolidam uma inteligência permanente do Estado na área de inspeção agropecuária

Os servidores da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) serão beneficiados com dois projetos de lei que regulamentam o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da categoria. O Governo do Estado do Amapá (GEA) aguarda a aprovação da Assembleia Legislativa, para publicação no Diário Oficial do Estado.

As propostas atendem 85 servidores do Grupo de Fiscalização Agropecuária, uma institui o PCCR e a outra modifica o enquadramento jurídico dos servidores da Diagro, abrindo caminho para a instituição do PCCR, a fim de consolidar uma inteligência permanente do Estado na área de inspeção agropecuária.

De acordo com o diretor-presidente da Diagro, José Renato Ribeiro, essa atitude vai aumentar ainda mais a qualidade do serviço ofertado pelo órgão. “A qualificação do profissional da defesa agropecuária, vegetal e animal, vem para solidificar todo esse processo de crescimento e amadurecimento que a Diagro teve nos últimos anos. O nosso servidor passa a ter um status profissional de Auditor Fiscal da Defesa Agropecuária. Isso dá mais injeção ao corpo técnico da Agência”, ressalta.

O Auditor Fiscal é responsável por diversas áreas, como desenvolver projetos e programas de defesa agropecuária; desempenhar a vigilância sanitária e epidemiológica, além de inspecionar atividades e controlar o trânsito relacionado a animais e vegetais, assim como produtos e subprodutos. O cargo ainda é responsável por autorizar ou suspender a realização de leilões, feiras e eventos que envolvam concentração de animais, dentre outras atribuições técnicas e burocráticas no órgão.

O diretor-presidente da Diagro afirma que o PCCR estimula e torna ainda mais qualificado o trabalho desenvolvido pela equipe técnica. “Isso também solidifica a carreira do profissional para que se torne segura e atrativa, essa é a chave para que a qualidade seja melhor ainda. O encaminhamento do projeto de lei atende à demanda da categoria discutida há vários anos na Agenda do Servidor”, reforçou Ribeiro.

O Amapá apresenta grandes avanços na área animal, como por exemplo, o status de “livre de Febre Aftosa”. A área vegetal também está sendo trabalhada pela Diagro, como no controle de pragas, principalmente da mosca da carambola. Ainda de acordo com José Renato, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fará, em outubro, uma avaliação da qualidade dos serviços, para verificar a que nível o Amapá chegou em termos de controle sanitário.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!