Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Estudantes apresentam projetos sustentáveis em mostras internacionais

Escolas estaduais Santa Maria e José do Patrocínio representarão o Estado em exposições científicas respectivamente no Paraguai e Rio Grande do Sul.

Por Redação
05/06/2018 08h55

Estudante Laís Ferreira e professoras apresentam adubo ecológico produzido com aparas de lápis

Estudantes da rede estadual de ensino ganham cada vez mais destaque em pesquisas científicas, dentro e fora do Amapá, especialmente na área de meio ambiente. Graças à conscientização e iniciativa dos alunos, as escolas estaduais Santa Maria e José do Patrocínio, ambas em Macapá, representarão o Estado em feiras científicas internacionais, que reúnem projetos inovadores de todas as partes do mundo.

Os dois educandários participaram da Expo Nacional Milset Brasil 2018, realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza, no fim de maio deste ano. A escola Santa Maria apresentou o Projeto Adubo Ecológico, e a escola José do Patrocínio, o Projeto Rádio Escola JP, como espaço de propagação da Área de Proteção Ambiental da Fazendinha e sua importância para o meio ambiente.

Os dois projetos foram destaques no evento e receberam credenciais para participar de outras importantes mostras científicas. A escola Santa Maria foi credenciada para participar da Mostra Científica Internacional Fecitec, no Paraguai, em agosto. A José do Patrocínio participará da Mostra Científica Internacional no Rio Grande do Sul, em Novo Hamburgo, de 24 a 28 de outubro.

A estudante Laís Ferreira, 9 anos, autora do Projeto Adubo Ecológico, ficou muito feliz com o resultado. “Foi um sonho participar da Milset. Tenho orgulho de representar o meu Estado que tanto amo e, agora, levar o nosso projeto ao Paraguai”, comemorou.

No Projeto Adubo Ecológico, Laís pôs em prática a ideia de reaproveitar resíduos das aparas dos lápis usados em sala de aula para produzir um adubo natural ecologicamente correto. O produto contém outros resíduos orgânicos, além do lápis, a exemplo das cascas de frutas das sobras da merenda e restos de grama.

O adubo sustentável utilizado na horta da escola Santa Maria foi testado e validado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Amapá. O produto leva dois meses para ficar pronto e ser utilizado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!